Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ABUSO INFANTIL e SUAS CONSEQUÊNCIAS


GORDURA ABDOMINAL

Mulheres de meia idade que foram fisicamente abusadas quando crianças são significativamente mais propensas a desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2 em comparação com outras mulheres, segundo um novo estudo.
Os pesquisadores descobriram que mulheres que sofreram abuso quando crianças tinham duas vezes mais chances de ter pressão alta, açúcar elevado no sangue, maior cintura e os níveis de colesterol pobres, sugerindo que o abuso físico é um fator único para predizer a saúde cardiovascular das mulheres.
Um novo estudo, publicado online em Psicologia da Saúde, é o primeiro a vincular o abuso físico na infância para o desenvolvimento de síndrome metabólica em mulheres de meia idade.
"Nossa pesquisa mostra que abuso infantil pode ter consequências duradouras, mesmo décadas depois, a saúde das mulheres e está relacionado com mais problemas de saúde", disse a co-pesquisadora Aimee Midei da Universidade de Pittsburgh em um comunicado. 
O estudo incluiu 342 mulheres com idades entre os 42 e 52, da área de Pittsburgh. Cada mulher participou de uma pesquisa, levantando trauma de infância, abuso físico, emocional e sexual, circunferência da cintura; os níveis de colesterol, pressão arterial e glicemia de jejum foram medidos anualmente durante o período de sete anos do estudo.
De todas as mulheres pesquisadas, aproximadamente 34 por cento dos participantes relataram terem experimentando algum tipo de abuso na infância, e os pesquisadores descobriram que o abuso físico foi significativamente associado com a síndrome metabólica, mesmo após os pesquisadores desconsiderarem etnia, idade, menopausa e outros fatores de risco tradicionais. 
Os pesquisadores descobriram que, de todos os componentes individuais da síndrome metabólica, o abuso físico esteve particularmente associado com maior circunferência da cintura e glicemia de jejum, sendo que ambos são fortes preditores de diabetes tipo 2. 
"É possível que as mulheres com histórico de abuso físico se engajem em comportamentos alimentares não saudáveis ​​ou tem pobre controle do estresse", disse Midei. "Parece que a psicologia desempenha um papel na saúde física, mesmo quando estamos falando de incidentes traumáticos que aconteceram quando estas mulheres eram crianças."

Nenhum comentário:

Postar um comentário