Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

ESCLEROSE MÚLTIPLA: DROGAS NO MERCADO NÃO RETARDAM PROGRESSÃO DA DOENÇA

Os mais comumentes medicamentos prescritos para tratamento de esclerose múltipla, incluídos aqueles feitos pela Biogen Idec Inc. (BIIB), Bayer AG (BAYN) e Merck KGaA, não conseguiram desacelerar a progressão da incapacidade, revelou um estudo de longo prazo que levanta novas questões sobre se os tratamentos podem alcançar esse objetivo.
Os pesquisadores compararam os resultados históricos para pacientes com Esclerose Múltipla (EM) em British Columbia para avaliar o uso de drogas beta interferons. Os resultados, publicados online no Journal of the American Medical Association, encontraram que os medicamentos não retardam o andamento da incapacidade dos pacientes.
"Isso atenua um pouco o entusiasmo para as chamadas terapias de primeira linha", disse Ludwig Kappos, do Hospital Universitário de Basel, na Suíça, e autor de um editorial que acompanhou o estudo, em um e-mail.
A EM é uma doença auto-imune que afeta cerca de 2,1 milhões de pessoas em todo o mundo e pode levar à dormência nos membros, perda da visão e paralisia, de acordo com a Sociedade Nacional de Esclerose Múltipla. A forma mais comum, recorrente-remitente, é caracterizada por surtos esporádicos seguidos por períodos de inatividade.
O Avonex, feito pela Biogen, Betaseron da Bayer e o Rebif de Merck KGaA (MRK)  geraram US $ 6,6 bilhões de receita em 2011, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Chamados de drogas modificadoras da doença, eles têm sido recomendados para retardar a frequência das recidivas e reduzir o desenvolvimento de lesões cerebrais. Sua capacidade de retardar a progressão da deficiência tem sido menos clara, escreveram os pesquisadores, liderados por Afsaneh Shirani da Universidade de British Columbia.
Há necessidade de provas
"Uma característica fundamental de EM é a progressão clínica da doença ao longo do tempo, que se manifesta pelo acúmulo de deficiência", escreveram os pesquisadores. "Há uma falta de estudos longitudinais bem controlados que investigam o efeito do beta interferon sobre a progressão da incapacidade."
"Nós não encontramos evidências de que a administração de beta interferon foi associada com uma redução na progressão de incapacidade em pacientes com EM reincidente-remitente," escreveram os pesquisadores. "Nossas descobertas põem em questão o uso rotineiro de drogas beta interferon para alcançar este objetivo em EM".
Os resultados não significam que os neurologistas devem imediatamente mudar as práticas de prescrição, disse Kappos, o autor do editorial.
"Eu não acho que isso deve mudar a prática clínica, enquanto não tivermos opções melhores, mas nos lembra da necessidade de melhor definir uma população-alvo para os compostos estabelecidos  e encontrar não só o que é bastante seguro, mas mais eficazes tratamentos", escreveu ele.
Terapias mais novas, como Tysabri (Biogen) e Gilenya (Novartis), a primeira terapia oral aprovada para a EM, são exemplos de tratamentos mais eficazes, Kappos disse.
Risco Adicionado
Kappos também citou o potencial de riscos acrescidos. Tysabri, da Biogen segundo mais vendido depois do Avonex, com receita de US $ 1,1 bilhão em 2011, está associado a um perigo de contrair uma infecção cerebral chamada leucoencefalopatia multifocal progressiva, ou LMP. A empresa desenvolveu um teste para ajudar a determinar o risco dos pacientes.
Teva Pharmaceutical Industries Ltd. (TEVA) vende Copaxone, outro mais antigo medicamento para EM que não está na mesma classe beta interferon. Embora não tivesse sido avaliado neste estudo, Copaxone não necessariamente oferece uma melhor chance de retardar a progressão da incapacidade, pois "tem-se mostrado muito semelhante aos interferons”, escreveu Kappos.
Teva se recusou a comentar o estudo, conforme manifestação de Denise Bradley,  porta-voz da empresa.
Implicações dos dados podem ser limitados porque o estudo foi desenhado para mostrar uma redução de risco de 40 por cento com tratamento com interferon, mais do que os 30 por cento mostrados em testes do beta interferon-terapias ou Copaxone, disseram Kappos e Derfuss Tobias, também do Hospital Universitário de Basel, em editorial.
"Portanto, é provável que os neurologistas continuem a prescrever beta interferon e outros interferons e pacientes com EM reincidente-remitente continuarão a auto-injetar esses agentes", escreveram eles. "No entanto, os dados coletados rigorosamente de Shirani e colegas reforçam a conclusão de que as associações entre o uso de interferons e redução de deficiência, embora plausíveis, permanecem não comprovadas."
Para contatar repórter Meg Tirrell em Nova York: mtirrell@bloomberg.net
Para contactar o editor responsável por essa história: Reg Gale em rgale5@bloomberg.net
NOTA: As farmacêuticas responsáveis pelos medicamentos citados responderam por meio de e-mail, defendendo seus produtos. 
FONTE para o texto completo de Meg Tirrel, de 18.07.12 - Bloomberg News:  http://www.businessweek.com/news/2012-07-17/biogen-bayer-drugs-don-t-slow-ms-progress-study-finds#p1
A partir de referências dadas por Ana Cláudia ao Grupo bemditasvitaminas

Nenhum comentário:

Postar um comentário