Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

SÍNDROME DA VISÃO DE COMPUTADOR: abra os olhos!


Shutterstock
Para evitar a síndrome, o ideal é que se façam pausas de 10 minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador
Trabalhar com a ajuda do computador tornou-se indispensável. Porém, o contato diário com a tecnologia dos eletrônicos exige o uso moderado para evitar desconfortos à visão. Apesar de não causarem danos comprovados cientificamente, ficar horas em frente ao monitor gera queixas que levam muitas pessoas a procurar os serviços de saúde. 
Um desses problemas é conhecido desde o final dos anos 1990, com a popularização do computador e a internet mais acessível: a Síndrome da Visão de Computador. O problema é causado pelo ressecamento ocular devido à diminuição de piscadas no contato com a tela. A frequência das piscadas reduz, causando ardência, visão distorcida, vermelhidão e fadiga ocular, além de dores de cabeça constantes. A síndrome também pessoas que ficam em frente à TV por muito tempo. 

Manter a lubrificação ocular é essencial para a saúde dos olhos. ''Nós precisamos piscar a cada 6 ou 10 segundos para formar uma película lacrimal e enxergar corretamente. Durante o uso do computador piscamos menos. Muitos pacientes pensam que estão com problemas de visão e que necessitam de óculos, enquanto na verdade ele tem uma alteração na lubrificação do olho'', explica o oftalmologista do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, Otávio Magalhães. 

O oftalmologista afirma ainda que durante o fim de semana, ao se afastar do computador, essas queixas desaparecem, comprovando que o caso não é problema de refração ocular, que exige o uso de óculos. A ideia que o contato direto com o computador causa presbiopia ou miopia precoce também é falsa. ''Não há estudo comprovando que há alteração de grau de miopia pelo uso do computador. O uso de óculos está mais relacionado à idade, tanto é que antigamente não existia computador e as pessoas já tinham dificuldade para enxergar de perto'', complementa o especialista, em entrevista ao Canal Saúde. 
Dicas 
Para evitar a síndrome, o ideal é que se façam pausas de 10 minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador. Manter uma postura ergonômica adequada, como não deixar a tela muito alta ou abaixo da linha dos olhos, também ajuda a evitar o cansaço visual. A distância da tela deve ser um pouco maior do que a usada para leitura normal, que é em torno de 30 cm. Se o ressecamento for muito incomodo, o médico pode recomendar ainda o uso de colírios e lágrimas artificiais. 
Magalhães recomenda ainda a autoavaliação constante, a fim de resolver qualquer desconforto visual. ''O olho é uma aparelhagem perfeita, e no dia a dia as pessoas devem identificar situações que são diferentes da normalidade. Então, qualquer tipo de coceira, vermelhidão ocular, dificuldade para enxergar a determinadas distâncias devem ser notadas. É muito importante notar se há diferença entre os olhos, por exemplo, podemos fechar um olho, depois o outro, e fazer uma comparação se há uma visão binocular adequada.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário