Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

PROJETO AEDES TRANSGÊNICO: OUTRA SANDICE DO "CARA"?


O Brasil dará início à produção em larga escala de um mosquito transgênico que será solto na natureza, visando o combate à dengue.
A fábrica que irá produzir em larga escala o vetor foi inaugurada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Juazeiro, na Bahia.
O Ministro afirmou que o governo federal aposta na iniciativa, inédita no mundo - a Moscamed, a fábrica especializada na produção de insetos transgênicos para controle biológico de pragas, é uma empresa pública.
"Nós incentivamos o desenvolvimento deste projeto e vamos monitorar de perto, pois promete ser uma alternativa efetiva de controle da principal epidemia urbana do país", afirmou o ministro.
Animais transgênicos
Por outro lado, recentemente cientistas emitiram uma alerta sobre a falta geral de informações científicas precisas que possam ser disponibilizadas para a sociedade antes da liberação desses animais geneticamente modificados.
Ao contrário da adoção das plantas transgênicas, que, de uma forma de outra, foi discutida com a sociedade, os animais transgênicos estão sendo soltos na natureza sem qualquer discussão aberta a respeito.
Veja mais detalhes na reportagem:
Os pernilongos transgênicos são tidos como estéreis. Contudo, os estudos científicos que embasam o desenvolvimento dos animais transgênicos afirmam que eles são "machos parcialmente estéreis", e não "machos estéreis", como se apregoa ao falar ao público.
E não se sabe o que pode acontecer quando as filhas desses machos não-estéreis picarem o ser humano.
Cobaias humanas
Com 720 m2 de área, a "fábrica" de mosquitos transgênicos vai produzir em larga escala machos do Aedes Aegypt geneticamente modificados.
Sua capacidade máxima de produção é 4 milhões de machos do Aedes Aegyptestéreis.
Estes mosquitos, liberados no ambiente em quantidade duas vezes maior do que os mosquitos não-estéreis, vão atrair as fêmeas para cópula, mas sua prole não será capaz de atingir a fase adulta, o que deve reduzir a população de Aedes a tal nível que controle a transmissão da dengue.
A população do município baiano de Jacobina, com 79 mil habitantes, será usada como cobaia do experimento - o município apresentou 1.647 casos de dengue e dois óbitos pela doença só neste primeiro semestre de 2012.
De fato, conforme alega o governo, a ação é inédita mundialmente: nenhum outro país emitiu autorização para experimentos desse tipo diretamente com a população, e sem estudos do impacto biológico dos animais transgênicos.

2 comentários:

  1. Infelizmente as informações do seu blog estão em grande parte erradas. Primeiro, e o mais importante de tudo, os experimentos com este tipo de mosquito transgênico não têm nada de inédito, já foram conduzidos na Ásia e no Caribe várias vezes (o Ministro se enganou e você não pesquisou, manter um blog sério dá trabalho...), Segundo, a população não é cobaia de nada, os mosquitos liberados são machos, não chupam sangue, e a população está muito bem informada do que está rolando e participa ativamente no processo. Por fim, a coisa toda não tem nada de tolice, esta forma de abordar o controle de mosquitos é antiga e eficiente, só que até agora tinha sido tentada com mosquitos estéreis por radiação.
    Uma pena que as pessoas tendam sempre a divulgar só um lado (e muitas vezes com erros) da história,

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo,
    Se como você mesmo diz "as informações do seu blog estão em grande parte erradas", você aceita que há coisas certas, não? E poderia dizer isto para quem redigiu a matéria, pois a fonte está citada, devidamente.
    Pois é! Estou divulgando o assunto e isto é o que, para mim, interessa! E cada um, depois de bem analisar a situação, faça seu juízo de valor.
    Você, sem me conhecer, já fez o seu, não? Se eu pesquisei ou não, não é problema seu. O seu problema, pelo que entendi, é convencer muita gente que "não é outra sandice do cara", como fiz a pergunta, mas é preciso deixar bem claro qual o seu papel nesta história (ou estória?)toda.
    E você dizer que a população, sob o comando dos "atuais seus chefes" (aparentemente), é parte ativa em algum processo consultivo e/ou deliberativo é de fazer muita gente morrer de rir. Como você mesmo diz, até o seu ministro não sabe do que se trata!
    Fico imaginando qual a verdadeira participação de uma população do interior da Bahia num projeto desta natureza. E, afinal de contas, ética e transparência com a coisa pública é marca destes governos atuais, não?
    Se você é bem intencionado,Paulo, o que espero sinceramente que seja, faça a coisa funcionar bem! Mas, se for como muitos que conheço e que fazem parte deste governo e que aparece por aqui para me dar uma "prensa" para, quem sabe, mostrar para seus chefes e fazer uma "média" para manter um cargo, digo que errou de poleiro.
    E, se quiser continuar "ciscando" por aqui, faça-o com educação e respeito.
    Atenciosamente,
    Joni

    ResponderExcluir