Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de julho de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO...MORTO?


No dia do seu aniversário, você é mais propenso a receber cartões, felicitações, ligações, abraços e… a morrer.
O aumento do risco não é tão enorme, mas é suficiente para preocupar: temos 14% mais chances de morrer no dia da nossa comemoração de idade. Talvez porque nos lembramos de quantos anos estamos fazendo. Para pessoas com mais de 60 anos, o risco é ainda maior: 18%.
O estudo, liderado pelo Dr. Vladeta Ajdacic-Gross, epidemiologista do Instituto de Medicina Social e Preventiva da Universidade de Zurique (Suíça), e publicado no periódico Annals of Epidemiology, analisou dados de 2,4 milhões de suíços entre 1969 e 2008.
“Ficamos surpresos que os nossos resultados se aplicaram a causas específicas de morte”, disse Ajdacic-Gross. As causas específicas de morte associadas com o dia do aniversário foram:
  • Causas violentas, como suicídios e quedas;
  • Derrames;
  • Mortes cardiovasculares;
  • Câncer.
Os homens eram mais propensos a ter uma morte violenta em seu aniversário – as chances de suicídios aumentaram para quase 35%, as chances de ser vítima de acidente aumentaram quase 29% e as chances de quedas mortais aumentaram 44% nos aniversários. Curiosamente, o número de quedas começou a aumentar cerca de quatro dias antes da data.
Já as mulheres eram mais propensas a morrer de causas naturais – elas têm um risco quase 22% maior de mortes relacionadas a derrame e 19% maior de mortes relacionadas a eventos cardíacos em seu aniversário.
Para homens e mulheres, o risco de morrer de câncer aumenta em 10,8% nos aniversários – e as mortes por câncer também parecem ser mais comuns nos dias imediatos ao aniversário, algo inédito até então, pois a tendência não foi vista com nenhuma outra causa de morte.

Feliz aniversário! Só que não

O que você deve estar se perguntando – assim como eu fiz quando me deparei com isso pela primeira vez – é porque as pessoas têm mais chances de morrer no seu próprio aniversário.
Advinha? Os cientistas não sabem. “Nós só podemos especular sobre as razões para as mortes adicionais em aniversários”, destaca Ajdacic-Gross.
Sendo assim, os pesquisadores suspeitam que “estresse do aniversário” em pessoas mais velhas pode desempenhar um papel no salto em mortes por derrame e doenças cardíacas, por exemplo. Outros estudos sugerem que o álcool pode ser uma razão por trás do aumento nos suicídios e talvez quedas durante comemorações.
O psicólogo Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido), sugere ainda mais duas possibilidades para a relação. Uma delas é que as pessoas já não comem muito bem (de forma saudável), e acabam comendo mais ainda no aniversário; essas “mordidas extras” se tornam fatais. Outra sugestão é um efeito placebo. Pessoas que já estão nos seus limites “aguentam” até o aniversário para passar por esse dia mais uma vez, e depois morrem.
Seja como for, essa é uma boa razão para não se sentir tão feliz no dia do seu aniversário: porque você pode morrer, e nem sabemos por quê.[MSNBusinessInsiderGeekOSiystem,Gizmodo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário