Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS


Usuário brasileiro do Facebook vai poder declarar ser doador de órgãos

Iniciativa é parceria de rede social com Ministério da Saúde

Campanha do Facebook
A intenção da campanha é incentivar a prática no país e ajudar os doadores a declarem sua intenção para familiares e amigos. (Reprodução) 
A partir desta segunda-feira, os usuários do Facebook no Brasil vão poder declarar em seu perfil a intenção de ser doadores de órgãos. A iniciativa é fruto de uma parceria da rede social com o Ministério da Saúde, com a intenção de aumentar o número de doadores no país. A opção não deve substituir o caminho formal para a doação de órgãos, cuja decisão ainda fica a cargo da família. “A nova funcionalidade vai permitir que milhões de usuários possam, de maneira simples, declarar sua vontade de doar órgãos. Ela vai tornar a intenção mais clara para família e amigos”, diz Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook na América Latina. 
Para declarar sua intenção, o usuário deve entrar em seu perfil na rede social e escolher atualizar seu status. Ali, ele deve clicar em evento cotidiano e na opção saúde e bem estar. Finalmente, ele vai escolher se declarar um doador de órgãos para todos os seus contatos na rede social. “O usuário também poderá escolher quem vai ver essa informação, dentro da opção critérios de privacidade”, diz Alexandre Hohagen.
Segundo Alexandre Padilha, ministro da Saúde, além de ajudar os doadores atuais a declarar sua intenção, a campanha deve incentivar a prática e trazer novos voluntários. “Vamos criar um burburinho sobre isso, dialogando com o público jovem. A intenção é criar uma onda de solidariedade”, diz. 
Balanço - No começo deste ano, o Brasil atingiu um recorde no número de doadores de órgãos. “No começo da década, tínhamos cinco doadores por milhão. Agora somos 13,6 por milhão”, diz Alexandre Padilha. Esse número superou as expectativas do Ministério, que esperava atingir a marca só no final de 2013. Além disso, o número de transplantes subiu 37% entre os primeiros quatro meses deste ano e o mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Agora, sua intenção é usar o poder das redes sócias para aumentar ainda mais esse número. 
FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/usuario-brasileiro-do-facebook-vai-poder-declarar-ser-doador-de-orgaos

Nenhum comentário:

Postar um comentário