Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

HEPATITE C: NOVOS REMÉDIOS FORNECIDOS PELO SUS

Pacientes com formas graves de hepatite C terão acesso a duas novas drogas na rede pública em 2013, segundo anunciado nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde. 
Os medicamentos telaprevir e boceprevir --ambos de uma classe nova, os inibidores de proteases-- serão usados por pacientes com cirrose e fibrose avançadas, uma população estimada em 5,5 mil pessoas. 
Segundo o ministério, essas duas drogas alcançam até 80% de eficácia; a usada hoje, por outro lado, só tem 40% de sucesso no tratamento. 
"Estamos introduzindo como se fosse um coquetel para as hepatites", afirmou o ministro Alexandre Padilha (Saúde), fazendo um paralelo com o coquetel contra a Aids. Segundo ele, outras drogas estão sendo desenvolvidas no mundo no momento e poderão ser incorporadas no futuro. 
A hepatite C, de infecção predominante por transfusões sanguíneas e compartilhamento de objetos como seringas, responde por cerca de 70% das hepatites crônicas no país, informou a pasta. Hoje cerca de 26 mil pessoas estão em tratamento no país pelas hepatites B e C. 
O anúncio foi feito em cerimônia do dia mundial da luta contra as hepatites, comemorado no sábado. No evento, o ministério ainda lançou a nova campanha contra a doença e um edital voltado a tatuadores e manicures, com o objetivo de premiar boas práticas contra a hepatite. 
FONTE: JOHANNA NUBLAT - http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1125671-saude-anuncia-dois-novos-remedios-no-sus-contra-hepatite-c.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário