Pesquisar este blog

domingo, 22 de agosto de 2010

CESSAÇÃO DE USO DE BENZODIAZEPÍNICOS

Os benzodiazepínicos são medicamentos ansiolíticos, ou seja, indicados para o tratamento da ansiedade e estresse. Esses medicamentos são amplamente consumidos pela população brasileira, no entanto quando usados por alguns meses seguidos podem levar as pessoas à dependência.  Dessa forma, orientar usuários de benzodiazepínicos a pararem de usar, requer uma boa compreensão sobre o uso desse medicamento
tanto por parte do usuário quanto do médico.
Um estudo realizado na Austrália entrevistou médicos de família e pacientes e mostrou que apesar de existir facilidade em prescrever esse medicamento, não é dada atenção suficiente para o cuidado em cessar o uso. Os pacientes são orientados sobre o perigo de dependência se o uso for contínuo e sobre a importância da mudança de estilo de vida para deixar de tomar o remédio.
No entanto, a orientação que ocorre no momento da prescrição não é efetiva. Os pacientes continuam tomando especialmente por não buscarem outra alternativa para solucionar seu problema e pelos efeitos adversos do remédio quando param de tomar.
A definição de estratégias para deixar de usar poderiam ser discutidas com os pacientes que usam por mais de três meses e outros serviços de assistência à saúde se fazem necessários para dar suporte auxiliar ao tratamento medicamentoso. Além disso, além de acompanhar o uso e efeito da medicação, a mudança no estilo de vida deveria receber maior foco em todos os estágios do tratamento.
(Fonte: Parr, Jannette M. and Kavanagh, David J. and Young, Ross McD. and McCafferty, Kelly (2006)-Boletim CEBRID 64/65)

Nenhum comentário:

Postar um comentário