Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RISCO DE CÁRIES

Cárie dentária
O açúcar e as cáries andam de mãos dadas. Mas a quantidade total de açúcar que você come tem menos impacto sobre elas que o padrão como você o consome.
A cárie dentária ocorre quando as bactérias acumuladas nos dentes se alimentam de açúcares simples, criando um ácido que destrói o esmalte. Quando você come algo doce, as bactérias levam cerca de 20 segundos para convertê-lo em ácido, que desaparece em 30 minutos.
Isso significa que uma lata de refrigerante é muito menos prejudicial para os dentes quando consumida em poucos minutos do que várias horas de repetidos goles, segundo a professora de saúde pública e serviços comunitários Carole Palmer, da Universidade de Medicina Dental Tufts, em Boston (EUA).
"Cada vez que o açúcar se apresenta para as bactérias, você terá ácido em formação'', disse Carole , que publicou recentemente um estudo que explora mitos dentais na revista Nutrition Today.
"O que aumenta o risco de cáries não é o montante total de açúcar, mas o padrão de alimentação. Você é alguém que está constantemente bebericando? Começa um refrigerante e o mantém e em sua mesa durante toda a tarde? Você pega uma xícara de café com açúcar e toma por toda a manhã?''
Pela mesma razão, muitos dentistas aconselham pais a não dar às crianças copos antiderramamento (com uma proteção em cima), que têm sido associados em alguns estudos sobre cárie dentária na infância.
A professora diz que o problema não é só açúcar, mas qualquer produto com ácido, como refrigerantes diet. Segundo outro estudo, os doces amargos são significativamente mais destrutivos para o esmalte do dente que doce normal, por causa de seus níveis de ácido.
 (Fonte: Anahad O'Connor, do NYT -Estadão/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário