Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

DISTÚRBIO TEMPOROMANDIBULAR - DTM

O termo ATM, antigamente designado articulação temporomandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares (denominação dada pelo Prof. Dr. JJ Barros), também é chamado de DTM - distúrbio temporomandibular ou TMJD – termo em inglês (que significa Temporomandibular Joint Disorders), refere-se à a uma série de fatores que comprometem essa articulação, e que se manifesta principalmente com dor, que pode irradiar para cabeça e braços, estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca.
Além de causar dores de cabeça, pode causar tonturas (chamadas de labirintites), aparecimento de zumbidos, dores próximas ao ouvido e torcicolos; levando o paciente a procurar profissionais de diversas áreas, (como otorrino, neurologista, ortopedista, entre outros). Isso ocorre devido a proximidade da articulação e os músculos que participam da mastigação, com diferentes órgãos do corpo humano (como o ouvido e o pescoço, por exemplo).
As tonturas ou vertigens, também chamadas de labirintites são originadas, em grande parte dos casos, devido a um ligamento que esta em contato com o labirinto e um músculo, que é tracionado quando ocorre um desequilíbrio na musculatura da ATM, ocorrendo devido essa tração, uma sensação de perda do equilíbrio ou tontura, muitas vezes, bastante acentuadas, que normalmente melhoram, com o tratamento da ATM.
As dores de cabeça como, por exemplo, nas enxaquecas ou cefaléias ocorrem, na maioria dos casos, devido a um desequilíbrio da musculatura da mastigação, gerando por isso, dores por uso excessivo dessa musculatura, causando dores de cabeça na região temporal e em outras regiões da cabeça. Também esses sintomas podem aumentar, nos portadores de Bruxismo, Briquismo, pacientes com estresse, hábitos parafuncionais, pela maior sobrecarga desses músculos. Nos casos do Bruxismo e do Briquismo utilizamos novas técnicas, associadas ao tratamento da ATM, sendo consideradas mais seguras e com maior índice de resultados.
Os zumbidos, em alguns casos, podem ser relacionados a ATM. São aqueles, que variam de intensidade, ao mastigar os alimentos ou quando abrimos a boca, por exemplo.
Por uma ação reflexa, outros músculos também podem entrar em desequilíbrio, nos portadores de ATM (como por exemplo, os do pescoço e braços, causando torcicolos, sensações de que o paciente carregou uma "mala" - os braços ficam doloridos, dores nos olhos, sensação de que tem um comprimido grande enroscado na garganta ou que alguém esta apertando o pescoço, dor no olho - sensação que alguma coisa esta empurrando o olho por traz, náuseas). Normalmente os pacientes relatam uma melhora desses problemas, com o tratamento da ATM.
Inúmeras pessoas no mundo tem sintomatologia da ATM e dessas, em muito poucos casos, são diagnosticado e tratado de maneira correta. Se você tem algum ou vários desses sintomas, recomendamos uma avaliação e tratamento precoce, para evitar maiores complicações no quadro clínico.
Existe uma articulação temporomandibular de cada lado, e elas são responsável por todos os movimentos mandibulares (abertura, fechamento, protrusão, retrusão e lateralização). É possível localizar a articulação colando os dedos indicadores logo à frente dos ouvidos e fazendo movimentos de abertura e fechamento da boca. Quando elas estão sensíveis ao toque ou apresentam dor, estalos ou crepitações, no movimento da boca, já é indicativo de problemas na ATM.
A articulação temporomandibular, como outras articulações do nosso corpo, é "amortecida" por um disco (disco articular), evitando assim que exista um contado direto entre as estruturas ósseas e assim possibilitando o movimento. O "bom estado" do disco reflete diretamente no bom funcionamento da articulação.
Os dentes são responsáveis pelo perfeito equilíbrio dos músculos, das articulações e dos ligamentos. Qualquer alteração dentária, que pode ser desde um simples dente torto, uma mordida inadequada ou até mesmo a falta deles, podem gerar um desequilíbrio, levando a um quadro de ATM.
Porém não só uma alteração no disco ou nos dentes é que poderão gerar a ATM, mas também inúmeros fatores, dentre eles os psicológicos, que levam a hábitos parafuncionais, dentre os quais podemos destacar:
roer unhas ou remover cutículas com os dentes; mastigar de um só lado; chupar ou morder o dedo, objetos e alimentos duros; apoiar a mão no queixo, enquanto estuda ou trabalha; apoiar a mão sobre o queixo enquanto dorme; dormir com travesseiro muito alto ou muito baixo; briquismo (habito de apertar os dentes durante o dia); bruxismo ( habito de apertar os dentes á noite ) e stress e ansiedade.
Hábitos profissionais: apoiar com o ombro o telefone, de encontro ao ouvido; praticar esportes, como natação, posicionando a mandíbula de maneira incorreta ao respirar; posicionamento do queixo incorreto do violonista ao usar o instrumento; tocadores de instrumentos de sopro; segurar com os dentes alfinetes de costura, clipes de papel, caneta ou lápis.
Também podemos ter sintomas de alteração na ATM, por origem traumática : no caso de acidente de transito com colisão traseira; acidentes com batida na região do queixo. É importante que seja diagnosticado a etiologia de maneira correta afim de que possa ser feito um tratamento adequado a casa paciente. O tratamento da ATM (ou DTM) muitas vezes é multidisciplinar, sendo normalmente efetuado por profissionais de diversas áreas da odontologia e também, quando necessário, com o auxílio de profissionais de outras áreas da saúde, devido a infinidade de fatores causais.
Normalmente para o tratamento desses sintomas com essa origem não precisamos utilizar medicamentos, evitando assim os efeitos colaterais, que muitos dele apresentam.
O tratamento odontológico, visa inicialmente, de maneira paliativa através da colocação de um aparelho (placa reposicionadora de mandíbula), aliviar rapidamente a dor e relaxar a musculatura facial fazendo que se haja um posicionamento adequado dos músculos e das articulações, para que possamos ter uma visão do tratamento definitivo e específico para cada caso (como próteses, desgastes seletivos ou ortodontia, por exemplo). Por isso que indicamos o tratamento da ATM antes do tratamento definitivo, para melhor resultado no tratamento desses sintomas. (Fonte: http://www.atm.hostmidia.com.br/)

Um comentário:

  1. MUITO BOM O TEXTO, ESCLARECE BASTANTE.
    Me ajudou.
    Estou no mommento passando por este processo, de utilização da placa....ô vida! rs

    ResponderExcluir