Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo cerca de 300 milhões de asmáticos, 210 milhões de pessoas acometidas pela DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e 100 milhões sofrem de distúrbio respiratório do sono. Além disso, a cada ano, 8 mil novos casos de tuberculose são registrados no Brasil, um dos países recordistas em casos da doença.
A incidência de doenças alérgicas respiratórias, como rinite e asma, também vem aumentando gradativamente. Nos últimos 20 anos, segundo o Ministério da Saúde, este aumento atingiu 40% em alguns países. No Brasil, por exemplo, são em média oito mortes por dia por complicações relacionadas à asma, ou 2.500 óbitos ao ano.
A asma representa um dos maiores gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), superior, inclusive, à Aids. Dados do SUS revelam que são mais de 367 mil autorizações de internações hospitalar (AIH) ao ano decorrentes de asma. Somadas, asma, pneumonia e DPOC representam 12% de todas as AIHs no país, ou gastos superiores a R$ 600 milhões de reais por ano aos cofres públicos.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL
É dentro dessa realidade que fisioterapeutas de todo o país estarão reunidos em Porto Alegre para o XV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva e VII Congresso Brasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória, eventos que acontecem de 29 de setembro a 02 de outubro, no Centro de Eventos da PUC/RS, uma promoção da ASSOBRAFIR - Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.
O manejo fisioterapêutico nas infecções respiratórias da infância (bronquiolite e asma), a reabilitação pulmonar e cardiorrespiratória, a atuação na apnéia obstrutiva do sono, o treinamento muscular respiratório, a orientação ao cuidador de paciente em estado crítico, são alguns dos temas abordados no Simpósio.
Informações e inscrições: (51) 21083111
site: http://www.sifr2010.com.br/   (Fonte: SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário