Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Andebol para cadeirantes
(Francisco Beltrão-Pr)
Historicamente, as pessoas com deficiência sofrem com as barreiras e limitações impostas pelas suas condições e pela própria sociedade, apesar de já termos avançado bastante neste contexto.
Na escola, ambiente extremamente importante quanto à inclusão e desenvolvimento dessas pessoas, não é diferente. E, sem dúvida, a Educação Física Escolar exerce papel fundamental para alunos que fazem parte deste grupo.
Mas, segundo especialistas da área, ainda temos muito que avançar. “Existem crianças e jovens com deficiência que nunca precisaram frequentar escolas especializadas. Eles sempre estudaram em escolas normais ou regulares, como conhecemos. No entanto, estes alunos são dispensados da aula de Educação Física pelo fato de o professor não querer correr risco”, destacou o coordenador de Projetos e Educação Esportiva da Secretaria estadual dos Direito da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Prof. Vanilton Senatore, durante o seminário promovido pelo Sistema CONFEF/CREFs, em parceria com a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, em maio deste ano.
Tudo isso motivou a criação do I Festival de Capacitação no Atendimento à Pessoa com Deficiência, que começa no dia 20 de agosto, às 19h, na Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica-RJ.
O objetivo principal do encontro é orientar professores no que diz respeito ao atendimento ao aluno com deficiência e suas possibilidades, demonstrando a importância da atualização profissional e a realização de atividades específicas para cada tipo de deficiência.
Para se inscrever, o participante deve levar 2 quilos de alimentos não-perecíveis.
Mais informações pelo e-mail juniorbittencourti@yahoo.com.br (Fonte: Boletim Confef n. 52)

Nenhum comentário:

Postar um comentário