Pesquisar este blog

sábado, 14 de agosto de 2010

VISÃO ARTIFICAL PARA CEGOS

VISÃO ARTIFICIAL PARA CEGOS
Vários esforços já estão em andamento para trazer de volta a visão para olhos cegos. Embora seja tecnicamente muito interessante, ainda é necessário muito trabalho nesta área antes que qualquer coisa esteja disponível para a maioria dos pacientes. Poderia um dispositivo eletrônico na retina substituir células fotorreceptoras danificadas? Os cientistas estão explorando vários caminhos diferentes para ver se isso pode ser feito com sucesso.
Pesquisadores apresentaram uma retina “elétrica-artificial” que permite que pacientes cegos vejam pontos de luz. Um chip de dois milímetros quadrados (chamada de Matrix) foi colocado na retina “danificada” de 15 pacientes, que foram acordados durante a cirurgia. Pontos de luzes foram transmitidos sem fio ao chip por um dispositivo de óculos montados. Os pacientes relataram terem sido capazes de ver esses pontos e contar as seqüências de flashes de luz. Alguns poderiam ver as cores e formas e até mesmo ler cartas mostradas diante de seus olhos. Os chips só permaneceram no local durante a cirurgia de 45 minutos.
Desde então, os cientistas desenvolveram matrizes mais complexas e estão agora implantando um quadrado muito pequeno que contém as células. Quanto mais células na matriz, mais detalhada a visão.
Esta pesquisa é muito experimental e vai demorar alguns anos antes que esteja disponível para os pacientes. A visão fornecida por estes dispositivos será uma forma muito primitiva, muito útil para ganhar visão suficiente para locomoção. Não é boa o bastante para ler ou dirigir. Além disso, a cirurgia envolve riscos, que pode ser aceitável para uma pessoa sem visão, mas pode ser muito arriscado para um paciente com visão periférica boa. (Fonte: problemasdevisao.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário