Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

FUMANTES e SEDENTARISMO

- Fumantes são sedentários por natureza? Não. Existem muitos fumantes que praticam exercícios físicos. Entretanto, substâncias produzidas pelo organismo durante a atividade física, como a endorfina, podem trazer uma sensação de bem-estar que supera a dependência à nicotina que atinge os fumantes, servindo assim, o exercício físico, como um cofator para a cessação do tabagismo.
- Se fumantes fizerem exercícios, eles podem reverter os danos que o cigarro faz ao pulmão? Os danos pulmonares somente podem ser revertidos, total ou parcialmente, com a cessação do fumo. O grau de recuperação dependerá do tempo de exposição ao cigarro e da quantidade de cigarros fumados por dia. Porém, devemos lembrar que o exercício físico regular e bem orientado diminui as chances do desenvolvimento de diversos tipos de câncer, bem como a ocorrência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, sendo, portanto, uma das intervenções que devem ser usadas naqueles fumantes que desejam interromper o vício.
- Fumantes conseguem se exercitar igualmente aos não fumantes? No princípio, não. O fumo diminui a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo e por isso o fumante terá uma tolerância menor ao exercício. Porém, ao longo do tempo, se mantiver uma atividade física regular, um ex-fumante pode ter uma capacidade física semelhante ou mesmo mais alta que um não fumante, se exercitando nas mesmas condições e com a mesma intensidade.
- Como melhorar o fôlego do fumante? Há algum exercício respiratório que melhora a respiração do fumante durante o exercício? O melhor “exercício” para o fumante melhorar o fôlego é parar de fumar, mas exercícios aeróbicos como caminhada, natação, corrida, ciclismo, etc. ajudam a aumentar a capacidade respiratória. Atividades como yoga e pilates, que focam a atenção nos movimentos respiratórios, também podem ajudar.
- Fisiologicamente, qual é o prejuízo do fumo no desempenho físico? O enrijecimento das artérias e do tecido pulmonar dos fumantes, aliado à progressiva destruição dos alvéolos pulmonares, diminui a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue para todo o organismo, incluindo aí órgãos importantes como cérebro e coração.
- Que exercícios os fumantes devem fazer? Preferencialmente exercícios aeróbicos já citados e, sempre que possível, ao ar livre em locais arborizados e com pouca circulação de veículos, mas vale também se exercitar em ambientes fechados, como academias, quando aqueles locais não estiverem disponíveis.
- O exercício pode ajudar os fumantes a pararem de fumar? Que exercício é o mais indicado para este fim e quanto tempo é necessário exercitar-se para alcançar resultado? Sem dúvida que pode. A produção de endorfinas e a melhora da autoestima conseguidas através dos exercícios são importantes na decisão de parar de fumar. Não há, entretanto, um tempo predeterminado para isso. Os exercícios bem orientados devem ser feitos durante toda a vida da pessoa, fumante ou não. Vale salientar que o tratamento do vício do cigarro é multidisciplinar e engloba pneumologista, cardiologista, médico do esporte, psicólogo e outros profissionais de saúde.
- O cigarro pode acabar com a vitamina C, que é necessária para o rendimento físico de um atleta. Ele deve tomar suplementos de vitamina C? As toxinas presentes no cigarro podem interferir na absorção de vários nutrientes, inclusive a vitamina C, mas a necessidade de suplementação deve ser avaliada caso a caso pelo médico.
(Fonte: Dr. Jomar Souza é Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBME – CRM 11443/idmed.uol.com.br)

6 comentários:

  1. Com certeza, a melhor coisa é praticar atividades físicas, esportes, frequentar academias, para poder melhorar o organismo né!!!
    Eu fumo, e faço academia na Companhia Athletica, que tem diversas auals pra me proporcionar.. mto bom !!! Me sinto melhor a cada dia..
    Bom fica a dica pra voces.
    abraçoss..

    ResponderExcluir
  2. Caro Thiago,
    Minha sugestão e..............de milhões de profissionais de saúde: PARE DE FUMAR, AGORA!
    Verá que sua qualidade de vida melhorará, um bilhão de vêzes.
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem? Já vi artigos que dizem que fumar e praticar atividade fisica pode aumentar o risco de infarto. Mas, se a pessoa está diminuindo o cigarro e começa a praticar atividade fisica, ela não está sendo beneficiada? Estou parando de fumar, mas me sinto ainda insegura em fazer exercicio fisico. Pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Cara Selma,
    Esta é a área em que pode me manifestar, pois assuntos exclusivamente da área médica não posso.
    Siga as orientações do Dr.Jomar, expressa no post acima, e verá que parar de fumar vai ficar mais fácil. Para tranquilizar-se, procure um profissional de Ed.Física e perceberá os benefícios das atividades físicas para você. Se quiser, envie um e-mail (jonisilvacorreia@gmail.com) e trocaremos mais ideias, ok?
    Não deixe de fazer atividade física, de qualquer modo.
    Fraternal abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  5. Já não fumava há três meses, mas senti me tentada e há uma semana que recomecei a fumar, fumo até 5 cigarros por dia
    .Como é em pouca quantidade, será que é tão prejudicial?

    ResponderExcluir