Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

SEU BEBÊ COMEU PEIXE HOJE?

Seu filho comeu peixe hoje? De acordo com a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, os bebês também precisam de ácidos graxos como ômega-3, encontrados nos peixes, para o desenvolvimento do cérebro, nervos e olho, e a maioria não ingere quantidade suficiente dessa substância mesmo quando passa a se alimentar de alimentos sólidos. "Além disso, as preferências alimentares das crianças são em grande parte desenvolvidas até os cinco anos de idade, então o ideal é que os pais ajudam seus filhos a desenvolver o gosto por peixes e frutos do mar desde a infância", diz a nutricionista coordenadora do estudo, Susan Brewer.
Os peixes que são ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, têm enormes benefícios para a saúde e ajudam a prevenir a doença arterial coronariana, mas a maioria dos adultos não come peixe duas vezes por semana, conforme os especialistas recomendam.
Brewer sabe que as suas recomendações poderiam encontrar alguma resistência. "Quando começamos a trabalhar em uma comida especial para bebês à base de salmão, sabíamos que encontraríamos resistência dos pais. Mas a American Heart Association e a American Academy of Pediatrics estão por trás da ideia, e alimentos para bebês à base de peixe, comum nos mercados da Ásia, estão sendo comercializados com sucesso no Reino Unido e Itália". A papinha desenvolvida pelos pesquisadora ainda contém farinha de osso e ovas de salmão. O primeiro ingrediente (feito pela trituração dos ossos do salmão em um pó) fornece cálcio. O segundo fornece proteína de alta qualidade e contém quantidades significativas de vitamina D e ômega-3.
Além disso, uma pesquisa feita com 107 pais de crianças pré-escolares descobriu que 80% dos pais, mesmo aqueles que não comem salmão, disseram querer oferecer a papinha aos seus filhos depois de testar o gosto do produto.
"A papinha ajudou os pais a incluírem peixe no cardápio dos filhos. Já que eles não vão comprar um produto a menos que além de agradar aos olhos também agrade o paladar", disse Susan.
O destaque do salmão fica por conta do seu alto teor de ácidos graxos, o ômega 3, um tipo de gordura boa, necessária para o bom funcionamento do organismo. "Este lipídio é considerado como protetor do coração, pois evita a formação das placas que obstruem as artérias, controla a pressão arterial, reduz o colesterol ruim (LDL) e combate os triglicerídeos, prevenindo assim, a ocorrência de problemas cardiovasculares", explica a nutricionista, Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo. Além disso, o ômega-3 também favorece o melhor funcionamento do cérebro.
O salmão pode ser consumido cru à moda japonesa na forma de sushi ou sashimi. Cuidado para não exagerar no molho shoyu, que é rico em calorias. Pode ser preparado assado, grelhado, no vapor ou ensopado. (Fonte: minhavida.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário