Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

VENENO DE ABELHAS

A crença popular que diz que pessoas que sofrem de artrite sentem melhoras nos sintomas da artrite ao serem picadas por abelhas foi levada a sério por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) que estudou a reação em animais.
A pesquisa mostrou que a diminuição da dor causada pela artrite está associada a um cortisol chamado glicocorticoide, segundo a médica Izabella Cordeiro Freire Saad Rached, autora da tese de doutorado Efeito do veneno de abelha na artrite induzida por antígeno em coelhos, apresentada à Faculdade de Medicina da universidade.
- É uma substância endógena, ou seja, que o próprio corpo produz, cuja quantidade aumenta para diminuir as inflamações.
No entanto, uma das dificuldades do trabalho foi conseguir descobrir a dosagem certa de veneno de abelha para ser utilizada no tratamento. Somente depois de muitas tentativas é que se chegou à dosagem de 1,5 micrograma de veneno de abelha por quilo. Essa dosagem deveria ser aplicada uma vez ao dia para, assim, apresentar ação anti-inflamatória durante o período de análise.
Para fazer o tratamento, a médica utilizou o caminho inverso. Após descobrir a dosagem correta, ela aplicou o veneno embaixo da pele do animal para induzir a artrite. Dessa forma era possível observar passo a passo a ação do glicocorticoide.
Para a surpresa da pesquisadora, foi constatado que os altos níveis de glicocorticoide na corrente sanguínea dos coelhos conseguiram atenuar a inflamação provocada pela artrite.
- A inflamação causada pelo veneno de abelha aumentou o nível do glicocorticoide endógeno e fez com que a artrite, exercendo o papel de segunda inflamação, perdesse força quando em sua atuação. Isso mostra que o veneno de abelha pode servir como tratamento preventivo contra a doença.
Ao bloquear a ação do glicocorticoide, os coelhos não apresentaram melhora da artrite, comprovando a importância do cortisol no tratamento. (Fonte: R7 e Agência USP/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário