DOULAS
A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.
Antigamente a parturiente era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes, suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas, geralmente mulheres que já tinham filhos e já haviam passado por aquilo. Depois do parto, durante as primeiras semanas de vida do bebê, estavam sempre na casa da mulher parida, cuidando dos afazeres domésticos, cozinhando, ajudando a cuidar das outras crianças.
Conforme o parto foi passando para a esfera médica e nossas famílias foram ficando cada vez menores, fomos perdendo o contato com as mulheres mais experientes.
Dentro de hospitais e maternidades, a assistência passou para as mãos de uma equipe especializada: o médico obstetra, a enfermeira obstétrica, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida no cenário do parto.
O médico está ocupado com os aspectos técnicos do parto. As enfermeiras obstetras passam de leito em leito, se ocupando hora de uma, hora de outra mulher. As auxiliares de enfermeira cuidam para que nada falte ao médico e à enfermeira obstetra. O pediatra cuida do bebê.
Apesar de toda a especialização, ficou uma lacuna: quem cuida especificamente do bem estar físico e emocional daquela mãe que está dando à luz? Essa lacuna pode e deve ser preenchida pela doula ou acompanhante do parto.
O ambiente impessoal dos hospitais, a presença de grande número de pessoas desconhecidas em um momento tão íntimo da mulher, tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade. Essas horas são de imensa importância emocional e afetiva, e a doula se encarregará de suprir essa demanda por emoção e
afeto, que não cabe a nenhum outro profissional dentro do ambiente hospitalar.
O que a doula faz?
Antes do parto ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.
Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..
Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê. (Fonte: http://www.doulas.com.br/)

Olá obrigado pela visita em meu blog, estou apenas começando...pretendo ajudar e muito com meu pequeno conhecimento sobre os assuntos....
ResponderExcluirBom achei muito interessante o artigo sobre a "doula" pois não tinha ouvido falar ainda...tem algum curso para ser doula?
Pois no artigo você cita que a doula explica sobre termos técnicos para a parturiente...
obrigado...
3 de outubro de 2010 22:39
Olá obrigado pela visita em meu blog, estou apenas começando...pretendo ajudar e muito com meu pequeno conhecimento sobre os assuntos....
ResponderExcluirBom achei muito interessante o artigo sobre a "doula" pois não tinha ouvido falar ainda...tem algum curso para ser doula?
Pois no artigo você cita que a doula explica sobre termos técnicos para a parturiente...
obrigado...
Obrigado pelo comentário....entra e me segue...podemos trocar informações....agora vou estar atualizando sempre os conteúdos....e a respeito de Shantala aquele foi uma breve introdução ao tema, eu fiz meu TCC sobre isso, ficou muito bom....
ResponderExcluirMuito bom seu blog...assuntos bem diversificados...esse sobre doulas eu não tinha conhecimento, mais achei bem interessante...tem algum curso para exercer isso? pois você cita que a doula pode explicar termos técnicos para a parturiente.... Obrigado
Até
Cara Aline,
ResponderExcluirPeço desculpas pela demora, mas só agora percebi que havia comentário a ser moderado.
Mas, ainda dá tempo: Abertas inscrições para o curso de doulas (acompanhantes de parto), que será realizado de 9 a 12 deste mês, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O curso tem como público-alvo professores, estudantes, voluntárias e profissionais das áreas de saúde e educação. A proposta é capacitar doulas para apoiar física e emocionalmente as parturientes. Promoção da Associação Nacional de Doulas (Ando) e UEL. www.doulando.blogspot.com ou (43) 9628-8155.
Boa sorte.
Joni