Psiquiatras aplicam ondas magnéticas em regiões específicas do cérebro para tratar dependentes de cocaína. Técnica, já usada contra depressão, difere da eletroconvulsoterapia, em que o cérebro recebe uma descarga elétrica.
Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria da USP estão testando o uso da estimulação magnética do cérebro para conter a fissura de pessoas dependentes de cocaína em pó e ´´reorganizar´´ o funcionamento cerebral.
A técnica, chamada estimulação magnética transcraniana, é usada aqui desde 2006 no tratamento de depressão. Segundo os médicos, não é invasiva e quase sem efeitos colaterais.
Essa é a primeira vez que pesquisadores brasileiros resolvem investigar se os benefícios do método podem ser estendidos para dependentes crônicos da droga.
Um grupo de Israel, por exemplo, estudou os efeitos da estimulação contra a fissura provocada pelo tabaco. Os resultados mostram uma queda no desejo pela droga nos primeiros três meses.
Segundo o último levantamento da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), 2,9% da população brasileira já usou cocaína ao menos uma vez na vida. E 7,7% dos universitários experimentaram a droga ao menos uma vez.
O psiquiatra Phillip Leite Ribeiro, responsável pelo teste na USP, explica que a ação da cocaína desorganiza os circuitos cerebrais, alterando o funcionamento das redes de neurônios. ´´A consequência é uma pessoa dependente da cocaína, com dificuldade de raciocínio e de decisão´´, diz Ribeiro.
A estimulação magnética transcraniana é aplicada em consultório, sem anestesia. O paciente usa uma touca de natação e o médico aproxima o aparelho na região do cérebro a ser tratada. As ondas penetram cerca de 2 cm. No caso da cocaína, o local exato da aplicação não foi divulgado por se tratar de algo ainda em estudo. As sessões são feitas durante 20 dias e duram 15 minutos. Custam, em média, R$ 400 cada uma.
Após um mês, o paciente faz tratamento para prevenir recaídas. Por enquanto, os resultados preliminares mostram que há, de fato, uma diminuição na fissura.
E, ao contrário do que parece, a estimulação magnética não provoca choques. É bem diferente da eletroconvulsoterapia -método em que o cérebro recebe uma descarga elétrica generalizada, entrando em convulsão.
´´A estimulação transcraniana gera um campo magnético com uma pequena corrente elétrica. A ação é local´´, afirma Ribeiro.
Segundo Paulo Silva Belmonte de Abreu, chefe do serviço de psiquiatria do HC de Porto Alegre e presidente da Associação Brasileira de Estimulação Magnética Transcraniana, embora seja reconhecida, a técnica não é muito usada no país.
´´Ela tem efeitos positivos na depressão, em psicoses que provocam alterações auditivas [como esquizofrenia], no tratamento da dor fantasma. Mesmo assim, poucos centros a usam, ainda tem muito preconceito´´, avalia.
Para Abreu, é importante que o método seja testado para tratar outros problemas. ´´É uma ferramenta não invasiva que não lesa o cérebro. Quando não atinge os efeitos desejados, ela não faz mal.´´
Segundo Abreu, a única contraindicação é para pessoas com histórico de convulsão -a aplicação pode desencadear uma crise. Os principais efeitos colaterais são leve dor local e desconforto durante a aplicação.
O psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, diretor do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, é mais cauteloso.
´´É uma técnica que está sendo estudada para vários tipos de transtornos, mas não é totalmente eficaz. O que se sabe é que ela modifica circuitos neuronais, mas ainda não é possível dizer que resolve o problema´´, diz. (Fonte: Fernanda Bassette-Folha de São Paulo/OBID/ABEAD)
Gostaria de saber de algum profissional que atende em Vitória no ESpírito Santo.
ResponderExcluirContato fabiola.cintra@caixa.gov.br
Grata
Dr. Fernando Furieri nos fones 027 33249107 Contato:027-33890456
ExcluirBoa sorte
Tricia
Cara Fabíola,
ResponderExcluirTenho endereços no Rio de janeiro e em São Paulo de profissionais que trabalham com esta técnica, mas não sei com a patologia que lhe interessa. Entrarei em contato via e-mail, ok?
Um abraço
Joni
Fiz 15 sessões de emtr e piorei muito, ou não me dei com tratamento ou o médico aplicou de forma incorreta.
ResponderExcluiro que vc tinha para piorar por favor? nao era dor cronica? marcosdacunha@gmail.com
Excluirgostaria saber se exite algum profissional
ResponderExcluirque use esta tecnica EMTr em curitiba. obrigada
wesley hummig
ExcluirLigo lá e nunca atendem.
ExcluirGostaria saber se em Curitiba existe algum
ResponderExcluirprofissional credenciado qu use a tecnica
deEMTr. obrigada
sobre est. magnetica trasns. liga pra mim, conheço um bom e um estranho...41 98885328
ExcluirOlá.
ResponderExcluirEm um outro blog sobre este assunto, encontra-se um registro de uma pessoa que diz que tem uma relação de médicos que utilizam esta técnica,em todo o Brasil.
Contatos: tricia@neurosoftbrasil.com.br
Felicidades.
Joni
alguém sabe informar se existem profissionais que atendem em Vitória ES? Por favor, me resposndam urgente. Grata
ResponderExcluirmpfadv@gmail.com
Poderiam me indicar quem realiza esse procedimento em Curitiba e se seria viavel estar realizando, visando a ecuperação de Paciente Jovem vitima de AVCI com sequela motora lado direito e afasia.
ResponderExcluirMinha esposa teve um AVCI a um ano na artéria cerebral média (causado por um forame oval patente) e ainda está com sequelas, gostaria de saber se é possível com a estimulação, obter uma melhora de movimentos finos e fala.
Muito Obrigado.
fnandoalves1@yahoo.com.br
Gostaria de saber se existe alguma clínica em Curitiba, fazendo este tratamento?
ResponderExcluirliga pra mim, conheço um bom e um estranho...41 98885328
ExcluirAinda tem esses contatos? seu número de cel é o mesmo?
ExcluirAguardo
Olá.
ResponderExcluirJá respondi a algumas pessoas (via e-mail) e agora registro informações que tenho:
1 - uma pessoa diz que tem uma relação de médicos que utilizam esta técnica,em todo o Brasil: tricia@neurosoftbrasil.com.br;
2 - http://www.ipan.med.br/blog.php?ver=2 ou www.neuroestimulacao.com.br em São Paulo;
3 - Rio de Janeiro e Londrina (Dr.Rafael Higashi - Centro Médico Athenas - centromedicoathenas.com.br;
4 -
ttp://www.centromedicoathenas.com.br/detalhe-dos-videos-interessantes-do-centro-medico-athenas.asp?cod_video=13&titulo=Estimulacao-Magnetica-Transcraniana-um-avanco-no-tratamento-cerebral-e-da-depressao,-explicacao-Dr.-Rafael-Higashi; Em Londrina-PR:
Rua Sen. Souza Naves, 626 - Sl. 14 - 1º Andar
Centro - CEP 86010-160
+55 43 3323-8744
No Rio de Janeiro-RJ:
Rua Real Grandeza, 108 - Sl. 226
Real Medical Center
Botafogo - CEP 22281-034
+55 21 3439-8999;
Boa sorte a todos e todas.
Um abraço.
Joni
GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ESSE TRATAMENTO AQUI NO SUL ???
ResponderExcluirEM PORTO ALEGRE ??
DANIEL HENRIQUE.
Caro Daniel,
ExcluirAs informações que possuo estão acima postadas.
Se encontrar algo mais, informarei incontinenti, ok?
Continue por perto.
Um abraço.
Joni
VALEU JONI, VOU PESQUISAR NO HOSPITAL DE CLINICAS EM POA!
ExcluirABRAÇO.
Oi Daniel,
ExcluirEm Porto Alegre : Dr. Roberto Gandolfi
51-3346-1077 / Celular: 51-9993-5725 .
Boa Tarde
ResponderExcluirGostaria de saber se este procedimento é recomendado pra pessoas que tiveram um AVC Hemorragico, onde a parte atingida foi o Tálamo. Os movimentos do braço e perna esquerda estão comprometidos. Atenciosamente Evelisa
Cara Evelisa,
ResponderExcluirEu não sou pessoa habilitada para lhe responder, pois não sou da área médica.
Sugiro que procure alguns dos endereços que estão no blog para melhor se orientar, ok? Ou obviamente um médico especializado perto de onde você vive.
Boa sorte.
Joni
Tenho certeza que esse negocio nao tem beneficio algum com relacao ao prazer das compulsoes como aquelas da cocaina, ou qualquer um das outras compulsoes... como sexo, alcool, roubos, comer, jogar, drogas, brigar, ... A unica solucao para esses problemas e com certeza a droga chamada ibogaina, que interrompe o banho dopaminergico na regiao cerebral onde se manifesta o prazer, que e proibida ainda, devido a interesses comerciais de industrias farmacologicas e comunidades terapeuticas que ficariam sem validade, utilidade e acumulariam prejuizos
ResponderExcluirOlá.
ExcluirNeste blog já incluí alguns posts sobre ibogaína.
Dê uma olhada.
Tchau
Joni
Com a ibogaína, só tivemos despesas altíssimas, o esperado: interromper o uso de drogas, não ocorreu! Fico feliz por quem teve bons resultados.
ExcluirFaremos EMT.
Aos interessados
ResponderExcluir- texto postado agora há pouco: "Estimulação magnética e consumo de cocaína"; há endereço para contato com pesquisador Leite Ribeiro.
Joni
nao concordo c o Sr. ou Dr. Franklin.Meu filho tratou se com a Emt onde na epoca era usuário de cocaina.Minha preocupação era voltada ao vicio, e em realidade nem tinha anseios em relação as seguelas que a droga ja havia ocasionado.Porem apos o tratamento feito pelo Dr Roni B. Cohen, meu filho recuperou se totalmente,deixou de fzer uso da droga, assim como passou a ter mais objetividade, raciocinio logico, entre outros. Serei eternamente grata ao Dr. Roni. abços
ExcluirOlá, Suzana.
ExcluirO fundamental foi a recuperação de seu filho, não? E o importante é nós discutirmos e compartilharmos informações sobre o que podemos fazer para auxiliar o ser humano a sair das enrascadas em que se mete.
Obrigado por nos repassar estas informações que poderão servir de guia para muita gente.
Fraternal abraço. "Ganhei meu dia hoje"!
Tchau
Joni
Boa tarde. Já pesquisei tudo que achei sobre emtr.Gostaria de tentar.Algum médico atende pelo IPERGS em Porto Alegre RS?
ResponderExcluirSei que o Hospital de Clínicas faz. Como proceder? Temho ansiedade crônica e depressão. Os medicamentos não fazem muito efeito.Poderiam me ajudar?
Olá.
ResponderExcluirVivo muito distante de Porto Alegre e não sei responder o que pede.
Acredito que médicos desta área do Hospital de Clínicas podem melhor lhe orientar.
Procure ajuda especializada, ok?
Um abraço.
Joni
Para interessado(a):
ResponderExcluir6º Simpósio de Estimulação Magnética Transcraniana
12/06/2013
Agência FAPESP – O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizará, em conjunto com a Associação Brasileira de Neuromodulação (Abemt) e o Serviço de Estimulação Magnética Transcraniana, o 6º Simpósio de Estimulação Magnética Transcraniana, nos dias 16 e 17 de agosto de 2013.
Há 30 vagas destinadas apenas a médicos para um curso prático oferecido durante o simpósio. As inscrições para o curso vão até 30 de junho.
A organização do evento é feita pelos professores Marco Antonio Marcolin e Paulo Silva Belmonte Abreu.
Mais informações: www.blcongressoseventos.com.br
bom dia!!
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER SE TEM ESSE TRATAMENTO AQUI EM SANTOS SP OU NA CAPITAL SP?atenciosamente!!
Bom dia!! Aqui em Curitiba o Dr. Carlos Chollet está realizado a EMTr. (41) 9510-1009. Espero ter ajudado. abç
ResponderExcluirgostaria de saber se este equipamento cura certos chiados que vem do ouvidos ,no caso cérebro?
ResponderExcluirJoni,
ResponderExcluirPor favor, preciso de endereços no Rio de Janeiro de EMTr
simoninhagomes@bol.com.br
Obrigada
Por favor, Joni os endereços no Rio de Janeiro de EMTr
ResponderExcluirSimone gomes
simoninhagomes@bol.com.br
Simone, nos comentários anteriores há referência sobre médicos. Confira. Abraço.
ResponderExcluironde tem emtr em porto alegre quie o IPERGS pague?
ResponderExcluirGrato
Sofro de depressão a uns 10 anos e já usei de vários medicamentos para tentar amenizar ou melhora dessa Depressão. Nunca obtive êxito com remédios, ao contrario sempre mascararam a minha doença. Sinto que cada vez as crises e a depressão em si piora. É como se estivéssemos no fundo de um poço, vendo as pessoas sorrirem,vivendo a vida e você fica neutralizado diante disso tudo sem ver nada que te de animo para continuar vivendo. Peço ajuda
ResponderExcluirFrancisco - Rio de Janeiro/Niteroi- Email fjcleite@globomail.com
Joni,
ResponderExcluirBoa tarde,
Parabéns, pela sua boa vontade,em ajudar ao seu semelhante!
Poderia,se possível me indicar quem trabalha com essas técnicas em Curitiba - Paraná ?
Grata,
Jadeh Virmond
Oi, Jadeh.
ExcluirSe você der uma olhada nos comentários deste post, encontrará referências a Curitiba.
Estamos por aqui. Um abraço.
Queria saber se existe esse tratamento em Santos - SP. Paciente de 32 anos, com anoxia. Obrigada.
ResponderExcluirNÃO TENHO COMO PAGAR AS SESSÕES. MORO EM PORTO ALEGRE-RS
ResponderExcluirTENHO DEPRESSÃO E TENDÊNCIA AO SUICÍDIO. TENHO CONVÊNIO COM O IPERGS. O HOSPITAL DE CLINICAS TEM A MÁQUINA MAS NÃO A DISPONIBILIZA. TENHO 58 ANOS . ESTOU NO FIM. O QUE FAZER?
Entrei com pedido judicial e o plano de saúde pagou. Procure um advogado.
ExcluirTenho Esclerose Lateral Amiotrofica - ELA, assim gostaria de saber se no estado do Espírito Santo existe algum profissional que já fsz estimulação para portadores de ELA.
ResponderExcluir