Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2010

CIGARRO e INFARTO

Um estudo conduzido por pesquisadores de centros médicos europeus e asiáticos, realizado com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), analisou pessoas entre 22 e 64 anos, de 21 países, e constatou que os fumantes com idade inferior a 40 anos têm cinco vezes mais chances de sofrer um infarto.
A pesquisa, publicada na Revista Tobacco Control e na BBC Brasil, teve como objetivo avaliar problemas ligados ao coração que não levaram à morte, ocorridos entre 1985 e 1994. Para chegar a tal constatação, os pesquisadores analisaram 23 mil casos. Os resultados mostraram que, de cada cinco vítimas de doenças cardíacas com idade entre 35 e 39 anos, quatro eram fumantes.
Os homens viciados em cigarro nessa faixa etária apresentaram risco cinco vezes maior de ter um ataque cardíaco em comparação àqueles que não são fumantes. O estudo mostrou ainda que o fumo é responsável por 65% dos ataques cardíacos não fatais entre eles. Entre as mulheres da mesma faixa de idade, o cigarro faz 55% das vítimas de problemas no coração.
Já para os fumantes com idade entre 60 e 64 anos essa influência seria menor, uma vez que outros fatores de risco contribuem para os eventuais problemas cardíacos. (Fonte: ABEAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário