Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2010

NUTRIÇÃO EM VERSÃO BRAILLE


Cartilha distribuída gratuitamente ensina a preparar alimentos e dá dicas de
como monitorar o peso, planejar o que comer, entre outras
Apesar de estar prevista em lei, a disponibilização de livros em Sistema Braille ainda é limitada no Brasil. Grande parte do acervo disponível atualmente é composto de material didático ou literatura clássica.
Em Curitiba, uma cartilha sobre nutrição e preparo de alimentos em versão braille vem sendo distribuída em bibliotecas e instituições que atuam com deficientes visuais justamente com o objetivo de informar um público carente de informações variadas acessíveis.
Segundo Angela Lucas de Oliveira, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Curtiba, responsável pela elaboração do material, a cartilha em braille tem o mesmo conteúdo da versão original, lançada em outubro do ano passado. ''São informações sobre o que são alimentos, nutrientes, dicas de como monitorar o peso, planejar o que comer, cuidados ao comer fora de casa, saúde bucal, rótulos, entre outros. Temos também algumas sugestões de preparação de alimentos, como o feijão'', explica.
Segundo Angela, o objetivo de divulgar esse material é atingir um público maior com dados importantes para melhorar qualidade de vida e ajudar na prevenção de doenças.
O administrador provisório do Instituto Paranaense dos Cegos, Enio Rodrigues da Rosa, diz nunca ter visto esse tipo de conteúdo em braille. ''Apesar do avanço da tecnologia e da lei que prevê a produção, materiais, em geral, no Sistema Braille são raros. As editoras não produzem porque não têm saída comercial. Só quem faz são instituições especializadas'', afirma.
Angela diz que existe a intenção de disponibilizar o material também em audiolivro. Já Enio defende que uma versão digital seja divulgada pela internet, uma vez que muitos deficientes visuais preferem fazer a leitura utilizando programas de computador, por serem mais ágeis. A cartilha original é um livro formato padrão de 114 páginas. Já a versão em braille tem a dimensão de uma lista telefônica.
Os 100 exemplares impressos estão disponíveis em 45 Faróis do Saber - rede de pequenas bibliotecas espalhadas pela capital-, na Biblioteca Pública do Paraná, além das entidades já citadas. Na Biblioteca Pública, a cartilha fará parte do acervo geral de 1.041 livros impressos em 2.312 volumes existentes no setor destinado a pessoas com deficiências visuais. Também estão disponíveis 20.630 livros-falados.
(Fonte: Marcela Rocha MendesQFolha de Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário