Na semana passada, Vaseline fez um movimento controverso no Facebook e que incentiva os usuários a clarear a aparência de sua pele. Isto foi direcionado para usuários na Índia, que foram convidados a enviar suas fotos do perfil e a branquear os seus rostos.
Esta não é a primeira vez que a Unilever - que detém a marca Vaseline - tenta introduzir no mercado da India as virtudes da pele branca. Em 2008, a multinacional começou vender um produto de clareamento da pele chamado "White Beauty".
A diferença agora é que usando o Facebook, a Unilever tem potencial para atingir os seus mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo, e espalhar a sua mensagem racialmente carregada de que o branco é bonito.
A indústria de clareamento da pele tem avançado por toda a Índia e outros países asiáticos, e seus cremes são vendidos em prateleiras em bairros negros nos E.U. também. A última coisa que precisamos é de uma ferramenta no Facebook para estender esta linha de tendência preocupante.
Em sendo a manifestação da Unilever ofensiva, Facebook tem a oportunidade de demarcar uma linha para demonstrar que tipo de manifestações está disposta a acolher, que tipo de valores ela tem esperanças de fazer avançar.
Como a maior rede social do mundo, a empresa tem uma oportunidade sem precedentes para promover a tolerância e a compreensão. Vamos ter certeza de que terá esse propósito em vez de servir como plataforma para o preconceito.(Fonte: change.org)
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