Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

HOMENAGEM

Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde de São Paulo desde 2003, morreu no sábado (17/7), às 20h50, vítima de infarto do miocárdio. O corpo foi cremado no Crematório de Vila Alpina nesta segunda-feira (19/7).
O médico sanitarista tinha 57 anos. Foi um dos fundadores do Sistema Único de Saúde brasileiro. Sob seu comando, como secretário e secretário-adjunto, a Secretaria da Saúde de São Paulo criou o programa Dose Certa para distribuição gratuita de medicamentos básicos à população, idealizou a lei estadual antifumo e construiu o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, entre outras realizações.
Em 2008, Barradas Barata assinou com Celso Lafer, presidente da FAPESP, e Marco Antonio Zago, então à frente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), convênio entre Secretaria da Saúde, FAPESP e CNPq.
O convênio estabeleceu o Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde, que busca apoiar pesquisas voltadas para problemas prioritários de saúde e o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo.
Barradas Barata formou-se em medicina pela Santa Casa de São Paulo, em 1976. Em 1978, especializou-se em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Fez especialização em Administração de Serviços de Saúde e Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas.
(Fonte:FAPESP)
P.S.- Temos informações que não fazia um check-up da saúde há mais de 5 anos e que, nos últimos dias, sentiu muitas dores e não procurou atendimento médico algum.
"Casa de ferreiro, espeto de pau", lamentavelmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário