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sexta-feira, 30 de julho de 2010

ALCOOLISMO: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA!

REDES SOCIAIS
Um estudo publicado no periódico Annals of Internal Medicine explorou quantitativamente como o comportamento de consumo de álcool se espalha de pessoa para pessoa em uma grande rede social de amigos, colegas, irmãos, cônjuges, vizinhos, seguidos por 32 anos.
Participaram do estudo 12 067 pessoas, avaliadas em vários momentos entre 1971 e 2003. O consumo de álcool auto referido (número de doses por semana, em média, ao longo do ano anterior e o número de dias de consumo na semana anterior) e os laços da rede social, foram avaliados. Grupos de bebedores e abstencionistas estiveram presentes na rede em todos os momentos. Estes agrupamentos não eram apenas encontrados devido à formação seletiva de vínculos sociais entre os consumidores de álcool, mas também pareceu refletir a influência interpessoal.
Alterações no comportamento de consumo de álcool da rede social de uma pessoa tiveram um efeito estatisticamente significativo sobre o comportamento de consumo subsequente dessa pessoa. Os comportamentos dos vizinhos e colegas de trabalho não foram significativamente associados com o comportamento de uma pessoa, porém o comportamento dos parentes e amigos foi.
Os dados sugerem que os fenômenos da rede parecem influenciar o comportamento de consumo de álcool. Isto tem implicações para as intervenções clínicas e de saúde pública e ainda apoia intervenções em nível de grupo para reduzir problemas com o alcoolismo.
Os autores pertencem ao Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School, and Boston University School of Medicine, Boston, Massachusetts; University of California, San Diego, San Diego, California; and Harvard University, Cambridge, Massachusetts.
Fonte: Annals of Internal Medicine, Volume 152, Number 10, 2010/Bibliomed/SIS.SAÚDE)

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