Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de julho de 2010

CONFREI x DEDALEIRA

CONFREI
O confrei (Symphytum officinale L.) é uma planta utilizada há mais de 2000 anos como antiinflamatória, tratamento de úlceras, problemas respiratórios entre outros. Entretanto, o seu uso regular não é recomendável devido à hepatotoxicidade. Embora seja uma planta diferente da dedaleira (Digitalis purpurea L.), suas folhas são semelhantes e podem ser confundidas, principalmente quando ainda não estão floridas. Foi o que aconteceu com nove pacientes que apresentaram sinais de intoxicação (náusea, vômito, diarréia e tontura) após consumo do que eles supunham ser confrei, mas que na realidade era dedaleira.
Três dos pacientes apresentaram cardiotoxicidade significante e não responderam ao tratamento com anticorpos para digitoxina. Estes pacientes só se recuperaram depois de um longo período de internação.
DEDALEIRA
A dedaleira possui glicosídeos cardiotônicos, compostos utilizados em casos de insuficiência cardíaca, mas que possuem alta toxicidade.
É mais um caso onde erros de identificação da planta provocaram graves consequências para a saúde da população. LIN et al. An outbreak of foxglove leaf poisoning. Journal of Chinese Medical Association 73: 97-100, 2010. (Fonte: Planfavi 14-Cebrid)

Nenhum comentário:

Postar um comentário