Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CIRURGIA DA COLUNA MENOS INVASIVA

Uma nova técnica para a cirurgia de coluna promete menos risco para o paciente e uma recuperação mais rápida. O tratamento apresentado nesta quarta-feira (21) em São Paulo requer uma incisão minúscula e pode baratear a operação. A anestesia é local.
A dor perturba há pelo menos cinco anos, mas nos últimos quatro meses ela se tornou insuportável e o aposentado Afonso Soares Gomes, de 71 anos, tomou um susto. “Deu um derrame em mim e não ando mais, mas o médico disse: 'Não é derrame; é um problema com a hérnia da coluna'.”
O médico indicou uma cirurgia minimamente invasiva, que assusta bem menos. A diferença da nova técnica começa pelo tamanho do corte, feito com apenas 6 mm. Já no método tradicional, seriam de 2 cm a 5 cm. O acesso à coluna do paciente é feito por um pequeno tubo por onde passa a câmera que vai guiar o médico e os instrumentos cirúrgicos.
Uma pinça é usada para retirar o tecido que está pressionando o nervo e causando dor. Na sala de cirurgia, o paciente é o centro das atenções, mas os olhos do médico não estão voltados para ele. “Você acaba olhando para a tela e vendo seus movimentos lá como se tivesse jogando um videogame; coisas da nova geração mesmo”, disse o neurocirurgião Marcelo Perocco.
Além de ser menos agressiva, essa cirurgia possibilita que o paciente volte para a casa no dia seguinte, andando e sem dor. Pelo método convencional, o doente ficaria de três a quatro dias internado.
Reunidos em um simpósio em São Paulo, médicos acompanharam ao vivo a cirurgia para aprender e aprimorar a técnica. Por enquanto ela só é feita em alguns centros de pesquisa e hospitais particulares. “Agora, nossa briga é para levar isso para rede pública o quanto antes para beneficiar o maior número possível de pacientes, de cidadãos”, afirmou o ortopedista Wilson Dratcu. (Fonte: g1.globo.com)

19 comentários:

  1. gostaria de conhecer este Dr marcelo, pois fiquei com esperança, e esta cirurgia evasiva da coluna lombar( hérna de disco), eu gostaria de participar de estudos e possível cirurgia, pois me coloco a disposição para promover esta técnica.sem mais agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza gostaria de marcar uma consulta, se possível URGENTE)com Dr Perocco, como faço para encontra-lo? moro em Curitiba.

    ResponderExcluir
  3. Meu no é José Renato A. de Oliveira, e gostaria de marcar uma consulta com a máxima urgência possível com Dr. Perocco, como procedo? Moro em Curitiba, e preciso do endereço de consultório.
    email para contato renatofisicorp@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se o Dr. Marcelo opera só em SP e quais hospitais e se mantem convênio com quem.
    Se não, qual o preço da consulta e se ele faz microcirurgia da coluna cervical (hérnias de disco).
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Caro José Renato,
    Pesquisei e enviarei endereços para o seu e-mail, ok? Boa sorte!
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Me chamo Maria resiso em Ssa/Ba.e gostaria de saber se esta cirurgia só faz em S. Paulo,e qual o hospital e faz pelo convênio Bradesco caso não atenda este convênio, quanto custa uma consulta c/o Dr, Peroccoo? Minha irmã necessita c/ urgência desta cirurgia. Aguardo retorno, aparecydavieira@gmail.com
    Abraços
    Maria

    ResponderExcluir
  7. Cara Maria,
    Encaminhei um e-mail para você e espero que sirva para encaminhamento do problema de sua família.
    Boa sorte.Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite


    Olá meu nome é Tatiane moro em Belo Horizonte, meu pai tem 60 anos está sofrendo bastante com hérnia de disco na coluna, não pode ficar em pé, sentado por muito tempo. A única posição mais cômoda é deitado, mesmo assim somente em uma posição.
    Passou por ortopedistas e receitaram fisioterapias que pioram ainda mais, até passar por um neurocirurgião e fizeram uma aplicação em sua coluna, mas não adiantou nada. Esse mesmo médico sugeriu que fizesse uma cirurgia para colocar parafusos e placas na coluna mas preferimos não arriscar pois ele pode não andar. Graças a Deus, vi numa reportagem no jornal Nacional sobre essa cirurgia e me pareceu uma luz no fim do túnel. Meu pai tem o plano de saúde Minas Centermed , acho que ele não abrangeria São Paulo. Qual o valor dessa cirurgia? Gostaria de saber se o Sr conhece algum hospital ou médico que faria esse tipo de operação em Belo Horizonte?
    Por gentileza envie email como resposta: tatianieoliver@hotmail.com


    Desde já agradeço.

    Tatiane de Oliveira – BH MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, boa tarde. meu nome é João Vitor.
      estive lendo seu texto, e estou sofrendo exatamente como seu pai. o medico que estou consultando, esta querendo por essa mesma placa e parafusos em mim, e algo me diz que isso não esta certo. e tambem vi o video em são paulo com a nova tecnica de colocação da protese.
      seu testo foi respondido? teria como voce me passar algum medico em bh que ja esteja fazendo essa nova cirurgia.
      desdeja agradeço

      Excluir
  9. Cara Tatiane,
    Encaminhei-lhe um texto, com endereços, para você obter mais informações, ok?
    Um abraço
    Joni

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se tem algum medico em curitiba que esteja aplicando esta técnica. Antecipadamente agradeço. Responder para ruber@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,
    Meu nome é Aidil, moro em Salvador e há cerca de 10 anos venho sofrendo com problemas na coluna. As ressonâncias feitas evidenciaram hérnia de disco na cervical, na torácica e na lombar, por conta disso sinto muitas dores que me deprimem e me afastam do meu trabalho. Gostaria de saber informações sobre essa nova técnica, tais como, custo, se em Salvador existem profissionais aptos para realizar tal procedimento, caso contrário,o que devo fazer para ter acesso a este, enfim, me ajude, por favor.
    Desde já agradeço.
    Responder para aidilgarcez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. EIS AQUI A CÓPIA DO E-MAIL ENVIADO A CLINICA SINGOLARE DE SÃO PAULO AO SR MARCELO PEROCCO.
    AGUARDO RESPOSTA OU OUTRO CONTATO MAIS DIRETO POR FAVOR. CASO POSSA ME AJUDAR AGRADEÇO MUITO MESMO!!! AQUI VAI:
    tenho 36 anos e passei por uma cirurgia de hérnia discal L3-L4 em 1991. Em 2008 foi detectada outra hérnia entre L4-L5.Fiz tratamento com rpg e pillates além de medicamentos tendo melhora até outubro de 2009, quan. do tive hérnia entre L5-S1. Tenho ainda problema na cervical(lordose) e escoriose mais lombar. atualmente faço exercícios não impacantes em aparelhos com alternância de pillates. moro atualmente em jaguari. quando consigo me exercitar noto melhora, porém tenho algumas crises de dor que me fazem interromper os exercícios me forçando a usar medicamentos. Trabalho como professor, sendo que quando não estou dando aula estou em frente a computador. O peso comparado com 1991 quando fiz a operação aumentou bastante(de 72 para 90). Penso muito em fazer outra cirurgia, mas todos dizem que hj é o último recurso. Na realidade consigo sobreviver, um pouco curvado para a frente e também para a direita, mas gostaria de mais qualidade de vida. após a cirurgia(1991) eu pude andar de bicicleta, correr, nadar, entre outras coisas que hj não posso. Vejo que o grande problema é na cintura, pois a rotação é que provocou uma crise que tive em 2008(outubro). a questão e a seguinte: gostaria de saber se existe técnica cirúrgica pouco invasiva e que possa resolver o meu problema, mas acredito que seria interessante uma avaliação, por isso entrei em contato semana passada.
    Gostaria de conhecer a proposta de tratamento do Sr. Marcelo Perocco
    Mando em anexo o relatório da última ressonância para se ter uma idéia da situação na época.
    histórico:
    1991-cirurgia Enedir Teixeira -santa maria
    2008-tratamento clínico Itiberê Oliveira-santa maria João Carlos-santa maria
    2009-tratamento clínico Juarez Lopes-santa maria além de fisioterapia.
    tenho convenio com unimed e ipe aguardo manifestação de como podemos realizar uma consulta/avaliação, e se possível levar exames prontos para agilizar devido ao problema de deslocamento.
    abraço

    Leandro
    Cel:0 (55) 9913-1138
    leandrof@svs.iffarroupilha.edu.br
    quimicaleandro@yahoo.com.br

    ESSE É O E-MAIL ENVIADO

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,meu nome é walber,30 anos e ja sofro com uma hérnia de disco L4 e L5 a uns 10 anos,ja tentei tratamentos alternativos tais como;quiropraxia,acupuntura,fisioterapia,mais nada me ajuda,por ser um atleta meu médico não quer fazer ''antigo''metodo de cirurgia,diz que teria que abandonar o esporte,moro em brasilia e preciso urgentemente de ajuda,consigo algum medico com essa tecnica aqui em brasilia??desde ja agradeço a atençao(walbercmartins@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  14. Desculpem, eu gostaria de saber o preço de uma operação á hernie discal feita em santa maria, lisboa, alguem me pode espelicar como isso funciona? tenho muitas dores.
    Não tenho e mail mas tenho telemovel, 964825441

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Lamento, mas não sei a resposta para sua pergunta.
      Esperemos que alguém possa vir nos auxiliar.
      Aguardemos.
      Abraço.
      Joni

      Excluir
  15. Boa tarde,
    minha mãe tem 81 anos e levou uma queda no banheiro no dia 1/1/13, fez ressonância e foi constatado fratura de L1.Ela sente muitas dores que irradia para o lado direito e não pode ficar em pé ou sentar por muito tempo. O médico falou que tem um pedacinho de osso que está fazendo pressão no nervo. Essa cirurgia menos invasiva para retirada desse osso que comprime o nervo seria indicada? Gostaria de saber informacões sobre esta técnica, custos, se é realizada por algum plano de saúde,etc. e se em Maceió existem profissionais aptos para realizar tal procedimento. Desde já agradeco. responder para email aurineidefiorito@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Como já disse, não sou dá área médica e não posso me manifestar sobre o seu problema.
      Tenho respondido a alguns contatos e isto é somente o que tenho: alguns endereços.Espero que tudo dê certo.
      Um abraço.
      Joni

      Dr. Marcelo Perocco Luiz da Costa - Consultório à Rua Haddock Lobo, 846 - Jardins - São Paulo fone - 11 - 3086 4720

      Dr. Wilson Dratcu - wdratcu@uol.com.br e dirclin-wdratcu@aacd.org.br (veja referência abaixo e foto anexada)

      LEIA OUTRA REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO -

      Sem medo de operar a coluna
      Técnicas menos invasivas dão aos pacientes mais segurança para
      enfrentar a necessidade da cirurgia ortopédica e de coluna
      Wilson Dratcu


      Dratcu, com o navegador cirúrgico: grande avanço
      Nos últimos anos, novas tecnologias mudaram o conceito das cirurgias ortopédicas. Cada vez mais a comunidade médica se preocupa em oferecer o máximo de tranqüilidade e segurança aos pacientes que enfrentam a necessidade cirúrgica. Todos sabemos dos medos que pairam em quem sofre com doenças da coluna - por exemplo - na hora em que é preciso tomar a decisão de operar.
      Hoje ganham evidência as cirurgias minimamente invasivas, que abordam mais seletivamente as regiões acometidas pela doença, sem interferir nas sãs. Na cirurgia da coluna, posso citar técnicas artroscópicas e endoscópicas para o tratamento de hérnias discais, assim com as chamadas “per-cutâneas”, que permitem, em alguns casos, o tratamento com ponteiras de radiofreqüência. Para a implementação das técnicas, surgem novos equipamentos, como o navegador cirúrgico. A navegação cirúrgica, também chamada de cirurgia assistida por computador, usa princípios do GPS de satélites de localização. A tecnologia, desenvolvida originalmente pelo exército americano para garantir precisão nos alvos a serem atacados à longa distância, agora salva vidas.
      Na aplicação cirúrgica, um computador acompanha a interação de instrumentos e implantes manipulados pelo cirurgião com a parte do corpo do paciente que é operada. O monitor nos mostra imagens virtuais em dois ou mais planos com a apresentação de médias de distâncias e ângulos. As imagens e medidas facilitam a cirurgia e garantem a precisão dos movimentos médicos. Só os tecidos afetados sofrem incisões, poupando os sãos.
      Hoje, algumas cirurgias já podem ser realizadas sem a exposição das estruturas envolvidas, permitindo que a região seja poupada e permaneça intacta. Como conseqüência, reduz-se o grau de agressão da cirurgia. É neste ponto que técnicas minimamente invasivas e cirurgia por navegação convergem-se, determinando grande avanço para a cirurgia ortopédica. Os benefícios ao paciente são a recuperação mais rápida, internação mais curta, redução de riscos de infecção e maior durabilidade de implantes.
      No Brasil, poucos hospitais possuem o navegador, e menos ainda são os que o utilizam para cirurgias ortopédicas e da coluna. O uso mais comum é em neuro-cirurgias. O País deve investir na capacitação de médicos para o uso de novas tecnologias. O hospital Abreu Sodré, da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente -, é aberto a pacientes não ligados à instituição que necessitam de cirurgias ortopédicas, além de atender às crianças do Centro de Reabilitação. No ano passado, o Abreu Sodré trouxe equipamentos para o tratamento minimamente invasivo da hérnia discal. Recentemente, contamos com navegador cirúrgico equipado com softwares para a realização de artroplastia de joelho e quadril. E em breve teremos o software para utilizar o navegador nas cirurgias da coluna.
      Wilson Dratcu, é ortopedista e coordenador do hospital Abreu Sodré, da AACD. O hospital promove entre 14 e 16 de abril o II Simpósio Internacional de Técnicas Minimamente Invasivas Aplicadas à Ortopedia e à Coluna, com sete convidados internacionais

      Excluir
  16. boa tarde,meu nome e Silvana a 1 ano e meio venho com muitas dores sou prof de capoeira adoro esportes jogova sete vezes por semana fazia montanhismo ,moto gross todos os esporte q pode imaginar hoje não consigo fazer mais nada por fortes dores nas costa tenho ciático e uma ponta de pico de papagaio q esta começando e o medico disse q minha coluna esta bem juntas já com calo,por favor me diz alguma coisa me indique alguém pois não aguenta mais essa dor insuportável estou ficando torta pois não consigo ficar reta,por favor.moro em Curitiba ou se for coisa rapita posso ir pra são Paulo pois meu namorado e dai,se possível puder passar vaor pra min ter uma nocao.vou agradecer muito obrigada vou ficar no aguardo.

    ResponderExcluir