No fim de junho, foi realizado na Turquia o 15° Congresso Anual do ECSS (Colégio Europeu de Ciências do Esporte). Este é um dos principais congressos que discutem, de maneira séria, o que está e o que deverá ser feito no meio científico voltado à atividade física.

O gráfico acima foi apresentado pelo pesquisador alemão Knicker na sessão "Can strength training during chemotherapy of breast cancer patients alleviate the fatigue syndrom? - Effects and mechanisms" e mostra em que momento a atividade física deve ser introduzida no tratamento do câncer de mama.
O que falta é uma maior divulgação no meio oncológico para que os médicos tornem a atividade física prescrita por profissionais gabaritados parte do tratamento, juntamente com a quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia .
Esta é uma área que carece de mais pesquisas, porém podemos afirmar que treinar durante o tratamento de câncer só gera benefícios.
Link do congresso: http://www.ecss-congress.eu/2010/index.php?option=com_wrapper&Itemid=52
Para saber mais: “Effects of Exercise on Cancer-Related Fatigue”- Fernando Dimeo - American Cancer Society - CANCER Supplement September 15, 2001 / Volume 92 / Number 6
(Fonte: Rodrigo Ferraz-nutritips.blog.uol.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário