Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

TRATAMENTO DO CÂNCER

No fim de junho, foi realizado na Turquia o 15° Congresso Anual do ECSS (Colégio Europeu de Ciências do Esporte). Este é um dos principais congressos que discutem, de maneira séria, o que está e o que deverá ser feito no meio científico voltado à atividade física.
Em uma de suas sessões, voltada à medicina esportiva, pesquisadores da Alemanha, Áustria e Espanha discutiram o uso da atividade física durante o tratamento do câncer. Um dos temas foi “Effects of exercise during and after cancer treatment” apresentado por Fernado Dimeo, pesquisador espanhol que mais pesquisa e publica artigos científicos na área. Ele mostrou dados interessantes de como pacientes em tratamento quimioterápico que passam a realizar sessões de treinamento (caminhada e musculação) conseguem suportar melhor a fadiga, sustentar sua massa magra, manter níveis de hemoglobina no sangue mais altos e manter-se mais motivados. Ou seja, a atividade física, prescrita por profissionais especializados, só melhora a resposta do corpo a um tratamento de câncer.
O gráfico acima foi apresentado pelo pesquisador alemão Knicker na sessão "Can strength training during chemotherapy of breast cancer patients alleviate the fatigue syndrom? - Effects and mechanisms" e mostra em que momento a atividade física deve ser introduzida no tratamento do câncer de mama.
O que falta é uma maior divulgação no meio oncológico para que os médicos tornem a atividade física prescrita por profissionais gabaritados parte do tratamento, juntamente com a quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia .
Esta é uma área que carece de mais pesquisas, porém podemos afirmar que treinar durante o tratamento de câncer só gera benefícios.
Link do congresso: http://www.ecss-congress.eu/2010/index.php?option=com_wrapper&Itemid=52
Para saber mais: “Effects of Exercise on Cancer-Related Fatigue”- Fernando Dimeo - American Cancer Society - CANCER Supplement September 15, 2001 / Volume 92 / Number 6
(Fonte:  Rodrigo Ferraz-nutritips.blog.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário