Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ÁGUA CONTAMINADA MATA

Todos os dias, milhões de pessoas  acordam e abrem a torneira para tomar o afé, escovar os dentes ou lavar o rosto. Nem por um segundo acham que essa água pode ser fatal.
Bilhões de pessoas ao redor do mundo não são assim tão afortunados. Desde a Segunda Guerra Mundial, a água contaminada matou mais pessoas em todo o mundo que todas as guerras e outras formas de violência combinadas. A crescente crise é o resultado do aumento da poluição, aumento da demanda de água, e o controle social do acesso à água, fazendo a água limpa um dos recursos mais escassos para os pobres do mundo.
Esta semana temos a rara oportunidade de abordar este problema de frente. Esta quarta-feira, 28 julho, a Assembléia Geral das Nações Unidas vai debater uma resolução histórica para reconhecer a água potável segura e limpa e o saneamento como um direito humano. É a primeira vez que o organismo que rege o mundo vai debater e votar sobre a questão crucial de água, e que poderá ser o trampolim para tornar o acesso à água segura e limpa uma norma internacional.
Há apenas um problema. Os Estados Unidos, juntamente com o Canadá e o Reino Unido, querem boicotar a votação. Apesar de 190 países já firmarem o direito à água potável, as mais privilegiadas das nações não querem a responsabilidade de ajudar os outros a ter acesso à igualdade.
Mas, afirmar este direito humano não é apenas um ato altruísta. A próxima guerra mundial poderá ter facilmente a água como motivo. Grandes rios do mundo e aquíferos não obedecem fronteiras nacionais, e já Israel e Palestina, a Índia e o Paquistão, e até mesmo os E.U. e México estão discutindo sobre a água. A crise em Darfur foi em parte uma guerra pela água.
O debate da ONU sobre os direitos de água ocorrerá quarta-feira, e a hora para tomar medidas para afirmar que o acesso à água potável é um direito fundamental está terminando. Junte-se a outros e convide todos os países a apoiarem o direito humano à água, sem mais delongas. (Fonte: change.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário