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quarta-feira, 28 de julho de 2010

DROGA DA OBEDIÊNCIA

                                                                                                             
Este é um assunto muito atual que vem despertando a curiosidade de pais e profissionais da educação e psicologia. Pode-se dizer que é um fenômeno que está sendo estudado e foi divulgado por estudiosos da Metafísica, considerada o ponto de partida da Filosofia (o significado da palavra metafísica que é “além da matéria”); esta ciência estuda a essência dos seres, a sua existência e relação com o universo, ou seja, trata de assuntos que não podem ser confirmados pela experiência. Apesar de muito recente, este tema já possui alguma bibliografia e até dois filmes.
De acordo com esta documentação, que apesar de escassa, deve ser levada em consideração sob o ponto de vista educacional, historicamente desde 1972 observou-se uma mudança na estrutura sócio-pedagógica do desenvolvimento infantil que preocupou psicólogos e educadores que identificaram nas crianças um comportamento rebelde, atrevido, desatento e que parecia indisciplinável.
Após 20 anos de estudo, o número de crianças com este tipo de comportamento cresceu assustadoramente. Foram então descobertos os transtornos de comportamento (Distúrbio de Deficit de Atenção e Transtornos de Deficit de Atenção com Hiperatividade-DDA/TDAH) que afetavam as crianças que passaram a ser rotuladas como hiperativas.
A partir do ano 2000, o número de crianças “hiperativas” alcançou os milhões e as pesquisas foram baseadas em estudos neurológicos. Foram criadas drogas que atuassem no sistema nervoso afetando a rede de neurocomunicação o que iria provocar uma mudança radical no comportamento destas crianças.
Não preciso nem citar o nome da chamada “droga da obediência”, pois sei que você, prezado leitor, já sabe do que se trata.
Alguns psicólogos que baseiam seus estudos na Metafísica, e preocupados com a moda de receitas de “droga da obediência” observaram que algumas das crianças rotuladas como hiperativas, possuíam um comportamento fora do padrão estudado ao longo dos anos. Tais crianças possuíam uma alta capacidade intelectual e baixíssima capacidade moral, apresentavam um comportamento mental acima da sua idade cronológica, crianças inquietas, mas não desatentas.
Então foi ficando evidente que algumas das crianças, até então, consideradas e medicadas como portadoras de DDA/TDAH não se encaixavam totalmente neste perfil. A sua rebeldia foi confundida com hiperatividade. Por isso é relevante aceitar que nem todas as crianças índigo são DDAs ou TDAHs e que nem todas as crianças DDAs ou TDAHs são Índigo.
Infelizmente, aquelas crianças com as quais pais e professores não conseguem lidar são taxadas como hiperativas para exonerá-los da culpa de não estarem preparados para educá-las. São alunos questionadores, com habilidades que vão além do aspecto mental e emocional, que não se intimidam com ameaças, crianças que manipulam seus genitores e tem dificuldades em aceitar a autoridade dos adultos só por serem crianças.
Atualmente há profissionais da medicina, psicologia e educação mais atentos ao ser humano e que buscam formas alternativas de intervenção. A partir das pesquisas realizadas por eles desenvolveram-se algumas teorias, uma das quais criou a classificação “crianças como Índigo”. Esta teoria, desenvolvida por Nancy Ann Tappe, docente da Universidade de San Diego, Califórnia, é baseada na cor da energia que as pessoas emanam. Segundo os estudos realizados por esta catedrática, que iniciou sua pesquisa em 1985, estas crianças classificadas, por ela, como Índigo, emanam uma cor azul, por isso o nome.
Esta teoria pode parecer metafísica demais, mas o comportamento inusitado das crianças de hoje é real, então porque não tentarmos algo diferente, menos invasivo que o uso de super calmantes?
(Fonte: Inara Silva de Moura-Psicomotricidade/www.educacaofisica.com.br)

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