Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

FÁBRICA DE GASES

Se eu não liberar gases de forma alguma, posso explodir? Esta é uma pergunta que certamente já passou pela cabeça de crianças do mundo todo, e, vamos admitir, pela de adultos também.
Para responder à questão, primeiro precisamos saber como e por que expelimos gases em primeiro lugar. Os humanos se livram do excesso de gás de duas maneiras - pelo arroto ou pela flatulência.
Basicamente, o que acontece quando você arrota ou soluça é que o ar está sendo forçado do seu estômago para cima através da sua garganta e para fora pela sua boca. Às vezes isso acontece tão rapidamente que mal dá tempo de ser educado e cobrir a boca. Um pedido de desculpas rápido é suficiente. Com mais frequência, comer ou beber algo muito rápido provoca essas explosões indesejadas. Além da comida e da bebida, você ingere ar extra e desnecessário a cada mordida ou gole. Outros culpados incluem bebidas gasosas e beber de canudinho.
A flatulência é um pouco diferente. Neste caso, o gás está sendo descartado tanto do seu estômago quando do seu intestino, e está deixando seu corpo pela via oposta do seu trato digestivo.
A maioria de nós pensa que o flato (gás) é provocado por alimentos específicos. Essa é apenas parte da história. É verdade que alimentos como feijão e laticínios podem levar seu corpo a produzir gás extra. Contudo, seu corpo na verdade produz uma certa quantidade de gás diariamente de qualquer forma - não importam se você comeu feijão no almoço ou esqueceu de tomar remédio para os efeitos da lactose antes de tomar aquele milkshake de chocolate. Geralmente, as paredes de seu intestino absorvem esse gás. Quando há muito gás para suas entranhas absorverem, seu corpo encontra outra maneira de aliviar a pressão indesejada.
Então, o que acontece quando você tem muito gás para seus intestinos absorverem e você não é capaz de arrotar ou soltar um pum? Não é um cenário bonito. Na verdade, você sentiria muita dor. Inicialmente você se sentiria empanturrado. Pense em como você se sente depois de comer muita feijoada, ou beber muita água de uma vez. Quando você come uma quantidade excessiva de comida, as coisas geralmente assentam pouco tempo depois. Infelizmente, aquele alívio não viria. Seu estômago e intestinos provavelmente ficariam cheios de gás, como um balão de ar. Embora você não explodisse exatamente, isso é parte do que suas entranhas fariam. As paredes das suas tripas esticariam até sua capacidade e, eventualmente, perfurariam ou se romperiam totalmente.
(Fonte: Katherine Neer - traduzido por HowStuffWorks Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário