Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

HAPPY SLAPPING

Imagine que você está esperando pelo seu ônibus e é agredido por um total desconhecido; imagine ser cercado e espancado na escola até chegar ao chão e a filmagem disto tudo ser distribuída por sua comunidade, através de celulares ou pela internet. Bem-vindo ao mundo do “HAPPY SLAPPING”.
Happy = feliz; Slapping = tapa, bofetada
O que é o "Happy Slapping? É o nome dado a um ataque, não-provocado, a uma vítima inocente. Muitas vezes, os atacantes aparecem, dão uma única bofetada, um tapa ou um chute e tentam fazer tudo parecer uma piada, daí o termo "happy (feliz)”. Geralmente esses ataques são filmados ou gravados (muitas vezes utilizando a tecnologia do telefone móvel), e freqüentemente são também divulgados pela Internet.
O "Happy Slapping" se espalhou como fogo por todo o Reino Unido, inicialmente. É amplamente aceito que essa mania começou com a gravação de uma cena de um "clip" (música de garagem), antes de ser absorvida culturalmente e, finalmente, fazer o seu caminho para as comunidades locais e até mesmo escolas.
Hoje, pessoa de qualquer idade pode perpetrar um “tapa feliz" em qualquer local, apesar destes assaltos serem mais freqüentemente realizados por adolescentes. 
Não há nenhuma boa razão para este tipo de ação, mas vários agressores explicaram que eles pensaram que seria algo engraçado, ou porque estavam entediados na época. Organizações que lidam com o Bullying especulam que estas pessoas esperam ganhar notoriedade com o que eles vêem como "gracinhas", com suas ações sendo transmitidas de celular para celular ou até mesmo pela Internet.
Nenhuma destas razões justifica este tipo de ataque e as autoridades policiais não acreditam que estes assaltos tenham uma desculpa qualquer. 
O “happy slapping” é um fenômeno desprezível que não é claramente apenas uma brincadeira: é crime!  Ataques deste tipo já têm ocorrido em toda parte, alguns culminando em agressões sexuais, estupros e até mesmo em morte. Os agressores são processados e as autoridades começam a puni-los com severidade, pois vítimas de "happy slapping" ou perderam suas vidas ou tiveram suas vidas irremediavelmente alterada pós-ataques. Como exemplo, citamos o caso de uma garota inglesa de 15 anos que, em 2008, tornou-se a primeira pessoa a ser processada e condenada por ter filmado um "happy slapping" (que provocou a morte de um homem inglês, atacado por dois de seus jovens amigos, de 19 e 17 anos e condenados a 7 e 6 anos de reclusão, respectivamente).
Se você for a vítima ou testemunha de um “happy slapping”, lembre-se que a coisa mais importante que você pode fazer é relatar o caso às pessoas de sua família e às autoridades. 
(Fonte: informações de  http://www.teenissues.co.uk/FAQAboutHappySlapping.html e uk.reuters.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário