Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CONTROVÉRSIA: estar um pouco acima do peso pode ajudar os idosos a viverem mais.


Estudos são necessários para avaliar a relação
entre peso e mortalidade entre idosos.

Pesquisas diversas feitas mundo afora revelam que, antes de alcançar a terceira idade, o excesso de peso e de gordura corporal tende a aumentar o risco de diversas doenças – principalmente as cardiovasculares – e de morte. Mas, segundo um estudo feito com idosos (Universidade de York, Canadá), para este grupo etário a massa de gordura “é tida como sendo uma reserva de energia que ajuda o indivíduo a sobreviver a doenças e condições crônicas”.
A pesquisadora Jennifer Kuk, que avaliou cerca de 4,4 mil homens e 5 mil mulheres, constata que foi notado que peso e níveis de gordura muito baixos estavam associados com maior risco de morte entre pessoas com 65 anos ou mais velhas. Entre os participantes com mais de 75 anos, ter baixo peso aumentaria os riscos de morte em 1,6 vezes para os homens e em três vezes para a mulher, comparado ao peso normal. Segundo os autores, na faixa etária de 18 a 64 anos, o risco de morte aumentaria com a obesidade masculina e em mulheres com sobrepeso ou obesas. Mas, nos grupos mais velhos, estar um pouco acima do peso foi associado a uma menor mortalidade.
Porém, os autores lembram que, considerando que a obesidade aumenta a incidência de diversas condições crônicas e de morte inclusive entre os idosos, a perda de peso acompanhada por um especialista pode ser benéfica, de forma geral, também para as pessoas mais velhas. Porém, mais estudos são necessários para avaliar a relação entre peso e mortalidade entre idosos. (Fonte: Blog Boa Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário