Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

NASCE UMA CRIANÇA!

No livro 'A Child is Born' ('Nasce uma criança'), o fotógrafo sueco Lennart Nilsson retrata as várias fases da gestação.
 Aqui, um óvulo pronto para ser fecundado (Fotos: Lennart Nilsson)

Após a fertilização, começa uma intensa multiplicação das células. Nesta imagem, o embrião tem apenas 4 dias e possui entre 16 e 32 células, no estágio conhecido como mórula.

Cerca de 20 dias depois, o coração já está formado e batendo por conta própria.

Às dez semanas de gestação, o embrião passa a ser considerado um feto e mede cerca de 30 mm. Sua coluna vertebral já está formada e é visível.

Por volta das 20 semanas, uma fina camada de pelos, conhecida como lanugo, recobre o feto para protegê-lo durante seu desenvolvimento no útero. Muitos bebês ainda estão coberto quando nascem.

O reflexo de sugar acompanha o bebê desde dentro da barriga da mãe, como mostra esta foto.
Aos 87 anos, Nilsson é um dos mais respeitados fotógrafos de medicina do mundo, tendo sido um dos primeiros a registrar o HIV e o vírus da SARS.
As imagens foram feitas com câmeras convencionais adaptadas com lentes macro ou com o uso de um endoscópio. Depois, foram ampliadas até milhares de vezes com um microscópio eletrônico.
Mais de 40 anos após sua primeira publicação, estas fotos impressionantes de uma gestação vista "por dentro" foram retocadas digitalmente para a quinta edição do livro A Child is Born ("Nasce uma criança", em tradução livre), do sueco Lennart Nilsson. (Fonte: BBC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário