Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Estilo de vida X doenças

Retransmitimos as seguintes informações recebidas através de newsletter do SIS.SAUDE gaúcho (Sistema Integrado de Saúde).
É imperativo que passemos a considerar a nossa total responsabilidade no tocante à promoção de nossa própira saúde! Nós somos os principais interessados ou não?

Então, vejamos:

"03/11/2009

Adoção de quatro hábitos simples tem significativo impacto na prevenção de doenças.

Um estudo recentemente publicado na revista Archives of Internal Medicine revela que a adoção de quatro simples fatores do estilo de vida: não-fumar; controlar o peso, para ter índice de massa corporal menor que 30; fazer 3,5 horas por semana de atividades físicas; e praticar bons hábitos nutricionais, com dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais, além de baixo consumo de carnes – pode ter um impacto considerável na prevenção de doenças crônicas.
Pesquisadores norte-americanos e alemães descreveram a redução do risco relativo de desenvolver doenças crônicas, tais como cardiovasculares, diabetes e associadas ao câncer de acordo com os quatro fatores de estilo de vida entre indivíduos alemães adultos. Foram utilizados os dados do estudo European Prospective Investigation Into Cancer and Nutrition–Potsdam, que incluiu 23.153 alemães com idades entre 35 e 65 anos.
Durante 7,8 anos de acompanhamento em média, 2006 participantes desenvolveram diabetes (3,7%), infarto do miocárdio (0,9%), acidente vascular cerebral (0,8%) ou câncer (3,8%). E os pesquisadores observaram que menos de 4% dos participantes tiveram zero fatores de saúde, a maioria teve entre um e três, e aproximadamente 9% tiveram quatro. Após ajuste para sexo, idade, escolaridade e ocupação, o índice para o desenvolvimento de doença crônica diminuiu progressivamente na medida em que o número de fatores de saúde aumentou.
Aqueles com todos os quatro fatores de saúde no início tiveram um risco de desenvolver doença crônica 78% menor (diabetes 93%, IAM 81%, AVC 50% e câncer 36%) do que os participantes sem nenhum fator de saúde.
Fonte: Arch Intern Med. Volume 169, Number 15, 10 Aug 2009.Pages 1355-1362"

Reflitamos sobre o assunto, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário