Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GRAVIDEZ VERDE

Você já ouviu alguém falar sobre isto?
Não, com certeza, não se trata de gravidez de uma palmeirense (como pode ter sido o seu primeiro pensamento) ou da mãe do Incrível Hulk.
Um estudo feito na Universidade de Gotemburgo (Suécia) e publicado no jornal Pediatric Diabetes (publicação oficial da ISPA - International Society for Pediatric and Adolescent Diabetes) registra que futuras mamães que comem vegetais todos os dias tem crianças com menor propensão a desenvolver o diabetes tipo 1 (sendo que o termo vegetais, neste trabalho, não englobou os tubérculos).
A nutricionista Hilde Brekke, que participou da pesquisa diz que "este é o primeiro estudo a mostrar uma conexão entre a ingestão de vegetais durante a gravidez e o risco da criança desenvolver diabetes tipo 1 mais tarde, mas outros estudos de vários tipos serão necessários antes que possamos dizer algo definitivo. Nós não podemos dizer com certeza, com base apenas neste estudo, que são os próprios vegetais os responsáveis por esse efeito protetor, mas outros fatores relacionados não parecem explicar essa conexão. E tampouco essa proteção pode ser explicada por outros fatores ligados à dieta ou a outros fatores de risco conhecidos para a doença."
Este estudo envolveu a análise de amostras de sangue de quase 6.000 crianças (com até cinco anos de idade) e 3% delas apresentavam níveis elevados de anticorpos que atacam células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. No diabetes do tipo 1, determinadas células no pâncreas gradualmente perdem a capacidade de produzir insulina, levando à deficiência do hormônio e crianças com risco de desenvolver o diabetes tipo 1 têm estes determinados anticorpos em seu sangue. Esses marcadores de risco eram duas vezes mais comuns em crianças cujas mães raramente comeram vegetais durante a gravidez. O risco foi mais baixo entre as crianças cujas mães afirmaram ter comido vegetais todos os dias durante a gravidez, caracterizando um efeito protetor.
De todo modo, há consenso mundial que gravidez, alimentação e saúde devem ser tratadas com a máxima seriedade.
A alimentação é um dos fatores que merecem maior atenção durante a gravidez. Além da ansiedade natural da espera do bebê, surgem as dúvidas sobre o que comer, quando comer, qual a quantidade correta.
Mas, a lenda de "comer por dois" deve ser rechaçada, como recomendação de especialistas-nutricionistas: a alimentação deve ser variada e adequada para as necessidades da gestante para fornecer os nutrientes necessários para a saúde da mãe e do bebê, sem, contudo, comer de tudo a toda hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário