O Fórum Econômico Mundial organiza um ranking global de desigualdade entre os sexos. Dentre 136 países, o nosso glorioso Brasil ocupa, atualmente, a 82a.posição. Brava gente brasileira......uni-vos.
De acordo com um documento divulgado no final de outubro deste ano, este é o pior resultado: em 2006 o Brasil ocupava a 67ª posição, em 2007 a 74ª e, em 2008, a 73ª. Na parte de baixo da tabela, Paquistão (134ª posição), Chade (135ª) e Iêmen (136ª) foram considerados os países com a maior desigualdade entre homens e mulheres e no topo da lista, os países nórdicos continuam apresentando a menor desigualdade.
A Islândia é considerada a nação mais equalitária, seguida de Finlândia, Noruega e Suécia. (Inveja mata? "Tô morto!")
O Brasil se posiciona atrás de outros latino-americanos como Equador (23ª), Argentina (24ª) Costa Rica (27ª), Peru (44ª), Nicarágua (49ª), El Salvador (55ª), Paraguai (66ª), Chile (64ª) e a República Dominicana (67ª).
(que vergonha!)
As principais razões apontadas para a queda de posições brasileiras este ano foram a diferença de renda obtida pelo mesmo tipo de trabalho de acordo com o gênero (passando da 100ª para a 114ª colocação) e a queda da renda estimada anual, passando da 54ª para a 69ª posição.
Entre países que mostraram grandes avanços, estão a África do Sul, 22ª colocada em 2008 e 6ª este ano, e Lesoto (pequeno país encravado na Africa do Sul, tem um dos maiores índices de contaminação por HIV do mundo), que subiu da 16ª para a 10ª posição. Nestas nações africanas, as mulheres aumentaram substancialmente sua participação no mercado de trabalho e no governo.
E nosso representante-maior fica, só! viajando para receber prêmio (?) e fazendo discurso! Pode???? E, ainda, se "achando", não? (Vocês sabem que foi com parte de grana do Banco do Brasil, BNDES, Chivas Regal (uísque) e British American Tobacco - dona da Souza Cruz - que este prêmio internacional foi bancado? Um tal de Prêmio Chatam House 2009!
O que a vaidade faz! Pobreza de espírito é isto aí!
O que será que a "cumpanheira Dilma" acha disto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário