Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2009

TABAGISMO PRECOCE

Maior parte dos tabagistas começa
 fumar antes dos 15

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo tem, no CRATOD (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), a atuação competente da Dra. Luizemir Lago. Comprometida integralmente com sua missão, empenha-se sem medidas para tratar a todos os que aportam naquele centro. (Tive oportunidade de conhecê-la quando participei de um Curso de Capacitação para o Tratamento do Tabagismo, no HCOR-São Paulo, há algumas semanas. O Hospital do Coração é um centro de excelência no assunto, com certificação internacional pela Inter American Hearth Foundation).
Um estudo recente feito com 500 pacientes do CRATOD demonstra que 65% dos dependentes de cigarro começaram  fumar antes dos 15 anos de idade. Destes, 3% deram a primeira tragada antes dos dez anos.
Por outro lado, a procura por tratamento para largar o vício costuma ocorrer muito mais tarde (por volta de 45 anos; somente 2% dos pacientes procuraram tratamento entre 15 e 24 anos de idade).
"A pesquisa mostra duas faces preocupantes sobre o cigarro. A primeira, é que o vício começa muito cedo. Outra é que demora muito tempo para que as pessoas percebam a real dimensão dos danos que o cigarro provoca", afirma Luizemir Lago, diretora do Cratod.
A publicidade da indústria-da-morte visa sempre os mais jovens e consegue enredá-los, como se vê no dia-a-dia. Há dados internacionais que comprovam que, de cada dois que fumam, um morre por conta de doenças tabaco-relacionadas. Por isso, então, o direcionamento de campanhas publicitárias aos jovens. O propósito é assegurar a manutenção do nefasto negócio: enriquecimento à custa da venda de produto mortal em lojas, padarias, supermercados, postos de gasolina,  cantinas de hospitais, isto é, onde decidirem fazê-lo. Há necessidade de legislação mais rigorosa para tratar deste assunto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário