Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

TRANSTORNOS METABÓLICOS NA INFÂNCIA


Obesidade da mãe é fator de risco importante para a obesidade
 e transtornos do metabolismo na criança.
 Segundo estudo publicado este mês no American Journal of Clinical Nutrition, o índice de massa corporal (IMC) – medida do peso em relação à altura – da mãe antes da gravidez, independente do estado glicêmico materno ou do peso de nascimento, é o fator preditor mais forte de obesidade na infância.
Pesquisadores de Cleveland, nos Estados Unidos, avaliaram os fatores de risco durante a gravidez associados com a obesidade futura de seus filhos através de um estudo prospectivo que envolveu 89 mulheres com tolerância normal à glicose ou diabetes melitus gestacional, e seus bebês, que foram acompanhados por cerca de oito anos
As análises mostraram que o preditor mais forte, durante a gravidez, para uma criança no maior tercil de peso foi um IMC materno antes da gravidez maior que 30 (OR 3,75) e para o percentual de gordura corporal foi também um IMC materno maior que 30 antes da gravidez (OR 5,45).
Segundo os autores, as crianças mais pesadas tiveram maior ingestão calórica, maiores dobras cutâneas e maiores concentrações de leptina – hormônio associado à obesidade. Aquelas com maior percentual de gordura corporal tiveram maior circunferência abdominal, maior resistência insulínica e maiores concentrações de triglicerídeos e leptina. Fonte: Am J Clin Nutr. Volume 90, Number 5, Nov 2009. Pages 1303-1313/ Bibliomed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário