Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CONVENÇÃO-QUADRO DE CONTROLE DO TABAGISMO - CQCT




- O que é uma Convenção-Quadro?  É um instrumento legal, sob forma de um tratado internacional, no qual os países signatários (Estados Partes) concordam em empreender esforços para alcançar objetivos definidos previamente.
- Qual o objetivo da CQCT? - O objetivo principal é preservar as gerações, presentes e futuras, das devastadoras conseqüências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas do consumo e da exposição à fumaça do tabaco. Ela estabelece como algumas de suas obrigações a elaboração e atualização de políticas de controle do tabaco, o estabelecimento de um mecanismo de coordenação nacional e de cooperação com outros Estados Partes e a proteção das políticas nacionais contra os interesses da indústria do tabaco.
Você sabia ?
- que o Brasil é signatário da CQCT, decisão posteriormente ratificada pelo Congresso Nacional?
 - que, em 2002, a Portaria do Ministério da Saúde n.º GM/MS n.1575 veio atender ao disposto no artigo 14 da citada Convenção, criando, no âmbito do Sistema Único de Saúde, os Centros de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante? (E que isto quer dizer que todo fumante pode exigir o seu direito de ter profissionais e medicamentos para auxiliá-lo a se livrar do tabagismo?)
- que o  Programa Nacional de Controle do Tabagismo ficou a cargo do Instituto Nacional do Câncer - INCA?  E que há programas estaduais e municipais organizados?
- que a Portaria n. 1575 determina o seguinte Diagnóstico Clínico - Critério de Fumante e de Dependência Física à Nicotina ?
- É considerado fumante o indivíduo que fumou mais de 100 cigarros, ou 5 maços de cigarros, em toda a sua vida e fuma atualmente (OPAS, 1995);
- É considerado dependente de nicotina, o fumante que apresenta três ou mais dos seguintes sintomas nos últimos 12 meses: (WHO, 1992):
a - forte desejo ou compulsão para consumir a substância, no caso, nicotina;
b - dificuldade de controlar o uso da substância (nicotina) em termos de início, término ou nível de consumo;
c - quando o uso da substância (nicotina) cessou ou foi reduzido, surgem reações físicas devido ao estado de abstinência fisiológico da droga;
d - necessidade de doses crescentes da substância (nicotina) para alcançar efeitos originalmente produzidos por doses mais baixas, evidenciando uma tolerância a substância;
e - abandono progressivo de outros prazeres ou interesses alternativos em favor do uso da substância (nicotina), e aumento da quantidade de tempo necessário para seu uso e/ou se recuperar dos seus efeitos;
f - persistência no uso da substância (nicotina), apesar da evidência clara de conseqüências nocivas à saúde.
PROCURE O S.U.S.!
PROCURE APOIO PROFISSIONAL - LIVRE-SE DO TABAGISMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário