Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

DIABETES: DIETA e EXERCÍCIOS FÍSICOS

O Grupo Lancet, britânico, compreende jornal e revistas especializadas na área da medicina (medicina geral e especializadas: oncologia, neurologia e doenças infecciosas). Fundado em 1823, é respeitadíssimo no mundo todo.
Estudo, por ele publicado na última semana de outubro deste ano, demonstra que dieta e exercícios físicos são mais eficazes que medicamentos na prevenção de diabetes.
Este estudo indica que mudanças no estilo de vida que levam à perda de peso em longo prazo – mesmo que uns poucos quilos – são mais eficazes na prevenção do diabetes tipo 2 do que o tratamento com medicamentos. Avaliando, por dez anos, quase 3 mil pacientes de alto risco, os pesquisadores observaram melhores resultados na prevenção da doença entre aqueles que adotaram uma dieta pobre em gorduras e a prática de 30 minutos de atividades físicas moderadas cinco vezes por semana com o objetivo de perder 7% do peso em um ano, comparados aos pacientes que usaram a droga metformina.
De acordo com os autores, muitas pessoas do grupo da intervenção no estilo de vida alcançaram o objetivo, perdendo uma média de 6,8 kg durante o primeiro ano de estudo. E, embora, eles tenham recuperado 4,5 kg, em média, nos sete anos subsequentes, as taxas de diabetes continuaram mais baixas nesse grupo. Três anos após o estudo, os especialistas relataram uma redução da incidência da doença de 58% no grupo da intervenção no estilo de vida e de 31% no grupo que usou metformina, em comparação com o grupo controle – que não recebeu nenhuma intervenção. Além disso, as intervenções retardaram o desenvolvimento do diabetes em quatro e dois anos, respectivamente. E essa grande diferença fez com que os autores oferecessem sessões de aconselhamento e apoio para mudanças no estilo de vida nos três grupos.
Os pesquisadores continuarão a acompanhar os participantes por pelo menos mais cinco anos, com o objetivo de determinar o impacto das intervenções no estilo de vida e do tratamento medicamentoso no desenvolvimento de complicações do diabetes, como danos no sistema nervoso e cegueira.
O pesquisador William C. Knowler, do Instituto Nacional de Diabetes dos Estados Unidos, diz que a perda de peso é a coisa mais importante que se deve recomendar às pessoas com sobrepeso em risco para diabetes tipo 2. Diz mais: "Esse estudo mostra que os benefícios mesmo de uma perda de peso modesta podem persistir por muitos anos".
DIETA e EXERCÍCIOS FÍSICOS: por que não, então?

Nenhum comentário:

Postar um comentário