Pesquisar este blog

domingo, 15 de novembro de 2009

PELADAS EM ALTA!

ATENÇÃO!ATENÇÃO! PELADAS EM ALTA!
Pelada, racha ou rachão é o nome dado no Brasil a uma partida recreativa de futebol com regras livres, normalmente sem a preocupação com tamanhos de quadra/campo, condição dos calçados e uniformes, marcações básicas (pequena e grande área, circulo central), impedimentos, faltas, tempo de jogo (muitas vezes as partidas são definidas em numero de gols), sendo tudo resolvido em consenso pelos jogadores.(Fonte: Wikipédia)
"Jogar futebol é melhor que correr, como atividade física para
homens não-treinados!"
Jogar futebol regularmente tem efeitos benéficos significativos para a saúde e capacidade física de homens não-treinados, e, em alguns aspectos, é superior à corrida de moderada intensidade, segundo estudo dinamarquês publicado no British Journal of Sports Medicine.
Avaliando os efeitos da prática regular de futebol na saúde de 36 homens dinamarqueses não-treinados, com idades entre 20 e 43 anos, os especialistas observaram diversos benefícios, que incluíam redução da gordura corporal, do colesterol "ruim" (LDL) e da pressão arterial.
No estudo, os participantes foram divididos em um grupo que passou a praticar futebol (13 pessoas), um grupo que passou a correr (12) e um grupo controle (11). O treinamento foi realizado durante uma hora por duas ou três semanas, durante 12 semanas, sendo monitoradas as  frequências cardíacas.
Durante esse período, a captação máxima de oxigênio aumentou em 13% e 8% nos grupos de futebol e corrida, respectivamente.
A pressão arterial sistólica e diastólica foi reduzida no grupo de futebol de 130 para 122, e de 77 para 72 mmHg, respectivamente, após 12 semanas – reduções semelhantes às observadas no grupo corrida.
A massa de gordura também foi reduzida em 3% (2,7kg) e 1,8% (1,8kg), respectivamente, mas apenas o grupo do futebol apresentou aumento da massa magra (1,7kg), e aumento na massa óssea dos membros inferiores (41g), redução no colesterol LDL (2,7 para 2,3mmol/L) e aumento na oxidação de gordura durante a corrida à 9,5km/h.
O número de capilares por fibra muscular foi 23% e 16% maior nos grupos de futebol e corrida, respectivamente.
E não foram observadas mudanças nesses parâmetros no grupo controle".(Fontes: Bibliomed/Sissaude)

Nenhum comentário:

Postar um comentário