TABAGISMO PASSIVO PRECOCE!
Publicado na edição de novembro da revista Pediatrics, um estudo do Centers for Disease Control and Prevention, Estados Unidos, indica que os níveis séricos de cotinina – subproduto do metabolismo da nicotina – são maiores entre crianças com relato de exposição domiciliar passiva à fumaça do tabaco em comparação àquelas não-expostas, apresentando riscos para estas crianças.
Os pesquisadores avaliaram a exposição passiva à fumaça do tabaco entre mais de 5,5 mil crianças (três a 11 anos) e adolescentes (12 a 19 anos) não-fumantes através da medida sérica dos níveis de cotinina, para comparar aqueles que foram expostos em casa àqueles que não foram expostos à fumaça do tabaco.
Os resultados indicaram uma média dos níveis séricos de cotinina de 1,05ng/mL entre aqueles com exposição domiciliar e de 0,05ng/mL naqueles não-expostos. Entre as crianças que foram expostas em casa, os níveis de cotinina estiveram inversamente associados com a idade e foram semelhantes entre as crianças brancas e negras não-hispânicas. Fonte: Pediatrics. Volume 124, Number 5, Nov 2009. Pages 1299-1305/Bibliomed
Nenhum comentário:
Postar um comentário