Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

TABAGISMO PASSIVO É RISCO REAL!


TABAGISMO PASSIVO PRECOCE!
Publicado na edição de novembro da revista Pediatrics, um estudo do Centers for Disease Control and Prevention, Estados Unidos, indica que os níveis séricos de cotinina – subproduto do metabolismo da nicotina – são maiores entre crianças com relato de exposição domiciliar passiva à fumaça do tabaco em comparação àquelas não-expostas, apresentando riscos para estas crianças.
Os pesquisadores avaliaram a exposição passiva à fumaça do tabaco entre mais de 5,5 mil crianças (três a 11 anos) e adolescentes (12 a 19 anos) não-fumantes através da medida sérica dos níveis de cotinina, para comparar aqueles que foram expostos em casa àqueles que não foram expostos à fumaça do tabaco.
Os resultados indicaram uma média dos níveis séricos de cotinina de 1,05ng/mL entre aqueles com exposição domiciliar e de 0,05ng/mL naqueles não-expostos. Entre as crianças que foram expostas em casa, os níveis de cotinina estiveram inversamente associados com a idade e foram semelhantes entre as crianças brancas e negras não-hispânicas. Fonte: Pediatrics. Volume 124, Number 5, Nov 2009. Pages 1299-1305/Bibliomed




Nenhum comentário:

Postar um comentário