Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

ALCOOLISMO NÃO É MOTIVO DE DEMISSÃO

O álcool é uma substância lícita, socialmente aceita e disponível fartamente, mas quando utilizada em grande quantidade e frequência expõe o bebedor a muitos riscos. Um deles é a dependência, que é uma condição clínica que quando identificada é conferido um diagnóstico e um tratamento para o indivíduo, a fim de que ele possa se recuperar e voltar a ter uma vida dentro de um contexto social considerado normal.
Quanto ao trabalho, as faltas se acumulam mais às segundas-feiras e após feriados prolongados. Baixa produtividade e acidentes são alguns dos prejuízos causados pelos alcoolistas nas empresas onde trabalham.
O alcoolismo é considerado doença pela Organização Mundial de Saúde e por isso, não é motivo para demissão do trabalhador. Ainda, de acordo com o National Council on Alcoholism and Drug Dependence, o alcoolismo é uma doença primária, crônica, com fatores genéticos, psicossociais e ambientais que influenciam seu desenvolvimento e manifestações.
Os Centros de Apoio Psicossocial (Caps), instalados em cada município, possuem profissionais que auxiliam o dependente químico que decide largar o vício. O alcoolista precisa ser encaminhado para tratamento.
(Fonte: Prevenção ao uso indevido de Drogas-Senad 2010/ABEAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário