Um novo estudo publicado no periódico médico FASEB Journal sugere que os polifenóis presentes no vinho tinto e no chá verde podem interromper uma via de sinalização celular ligada ao câncer de próstata.
Os pesquisadores verificaram que a interrupção dessa via pode retardar ou mesmo interromper o surgimento, a propagação e a progressão do câncer de próstata.
Segundo os cientistas, eles agora sabem exatamente por que os polifenóis do vinho tinto e do chá verde inibem o crescimento do câncer.
Em seu artigo, eles explicam como os antioxidantes do vinho tinto e do chá verde produzem um efeito combinado para interromper a via de sinalização celular necessária para o crescimento do câncer de próstata e de outros cânceres.
Além de reforçar o efeito preventivo do vinho tinto e do chá verde, a descoberta poderá levar ao desenvolvimento de medicamentos que possam tratar, retardar ou mesmo impedir o surgimento da doença.
"A via de sinalização não desempenha um papel apenas no câncer de próstata, mas também em outros cânceres, como câncer de cólon, câncer de mama e câncer gástrico," afirma Gerald Weissmann, editor-chefe da revista, em um comentário no qual ele destaca a importância da descoberta.
"Mesmo que futuros estudos venham a mostrar que beber vinho tinto e chá verde não seja tão eficaz nos seres humanos como nós esperamos que seja, saber que os compostos presentes nessas bebidas interrompem esta via é um passo importante para o desenvolvimento de medicamentos que atinjam o mesmo objetivo," diz Weissmann.
Os cientistas fizeram experimentos in vitro que mostraram que a inibição da via SphK1/S1P (quinase-1/esfingosina 1-fosfato esfingosina) era essencial para que os polifenóis do chá verde e vinho matassem as células cancerosas da próstata.
Em seguida, camundongos geneticamente modificados para desenvolver o câncer de próstata humano foram tratados ou não tratados com os polifenóis do chá verde e do vinho. As cobaias tratadas apresentaram redução no crescimento do tumor.
"O impacto profundo que os antioxidantes do vinho tinto e do chá verde têm sobre o nosso corpo é maior do que qualquer um poderia ter sonhado a apenas 25 anos atrás," acrescenta Weissmann.
" Enquanto forem tomados com moderação, todos os sinais mostram que o vinho tinto e o chá verde podem ser classificados entre os mais potentes 'alimentos saudáveis' que conhecemos," conclui ele.
(Fonte: Site Diário da Saúde/SIS.SAÚDE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário