Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

HIGIENIZAÇÃO DE AREIA DA PRAIA

                                     
"REDUÇÃO DE DANOS"
A orla de Fortaleza passa por uma higienização da areia da praia com o recolhimento dos resíduos sólidos imperceptíveis existentes debaixo da superfície. O processo de saneamento tem retirados das areias, entre outros resíduos, as pontas de cigarro, lixo tóxico que causa dano ambiental que leva 3 a 5 anos para se decompor.
A máquina surpreendeu ao coletar um metro cúbico de resíduo a cada meia hora de operação. As pontas de cigarro permanecem em uma caçamba traseira com possibilidade de reciclagem posterior. O equipamento pertence ao empresário Alexandre Philomeno. “Fortaleza é a primeira capital que recebe esse investimento”, afirma. O Grupo Marquise responsável pela limpeza urbana de Fortaleza, deve firmar parceria para a utilização do equipamento nas praias da Capital cearense.
Desenvolvido na Itália, a tecnologia já é utilizada há mais de 30 anos em praias de mais de 5 países. Quando questionado do custo no trator, Alexandre Philomeno desconversou, mas disse que o objetivo é trazer uma sede da fábrica para o Pecém, gerando menores custos e mais empregos.
O equipamento foi concebido para causar o mínimo de impacto ambiental durante sua utilização. Segundo Philomeno, a máquina opera apenas na camada superior da areia, alcançando uma profundidade de, no máximo, 15 centímetros.
Esse fato é confirmado pela bióloga Fernanda Matsumoto. “O impacto é pequeno, mas os benefícios que ela traz são grandes”, completa. Ainda segundo a especialista, muitas tartarugas, golfinhos, dentre outros animais, morrem por ingerirem plástico, uma má ação humana. “O ideal é que haja uma ponderação entre saúde pública e meio ambiente”, disse. (Fonte : O Estado/Boletim Por um Mundo Sem Tabaco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário