Pesquisar este blog

domingo, 13 de junho de 2010

AVANÇO DO CRACK


Crack já substitui a cola para população de rua: isto porque o índice de sucesso na recuperação é muito baixo: cerca de 30% e a recaída é frequente. Daí a importância de uma ação integrada entre a área da saúde, instituições públicas, ONGs e grupos ligados a entidades religiosas. 
"Esta rede de proteção social é fundamental, ainda mais pelo fato de grande parte dos usuários ser de classes menos favorecidas. Muitos não têm uma família estruturada para acompanhar o usuário após o tratamento. Por isso, é importante que toda a sociedade se engaje" disse ao JB a psiquiatria da UFRJ Magda Vaissman.
Segundo ela, o crack já substitui a cola, como droga mais usada pela população de rua. Ele é mais fácil de se obter e mais barato. A dependência se dá depois de quatro ou cinco vezes. É a droga que vicia mais rapidamente.
"O crack atua muito rápido no cérebro, em dez segundos já faz efeito. Quanto mais rápido uma droga faz efeito, mais rápido torna o usuário dependente" explica a doutora.
Segundo ela, se não parar, o usuário morre em no máximo cinco anos de uso regular da droga. Mas pode ser até antes: "Com uma superdosagem, o batimento cardíaco aumenta. Pode ocorrer um derrame ou um infarto. E, muitas vezes, a situação leva ao óbito".
Magda acrescenta que o crack tem efeito devastador sobre o cérebro, com todas as suas implicações, orgânicas, psíquicas e de comportamento (como o aumento da violência). (Fonte: ABEAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário