Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

GRÃO-DE-BICO

Também chamado de gravanço, ervanço,
ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala: leguminosa da família das fabáceas
Você sabe o que são leguminosas? São grãos produzidos em vagens e possuem importante valor nutricional pois contêm carboidratos, proteínas, fibras, ferro e vitaminas do complexo B.
Os carboidratos são nossa principal fonte de energia. As proteínas possuem função construtora dos tecidos. As fibras são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, além de prevenirem alguns tipos de cânceres e controlarem taxas sanguíneas. O ferro é essencial na produção dos glóbulos vermelhos e as vitaminas do complexo B atuam no metabolismo celular.
Por conterem todas essas propriedades, as leguminosas devem fazer parte da alimentação diária. São elas: feijão, lentilha, ervilhas, soja, fava, tremoço e grão-de-bico.
Dentre eles, a leguminosa mais consumida pelos brasileiros é o feijão, entretanto devemos dar uma atenção especial ao grão-de-bico, que apresenta vários benefícios:
- possui 30% de proteína, além de cálcio, zinco, potássio, magnésio e ferro;
- contém grande quantidade de fibras e possui baixo índice glicêmico, sendo usado em dietas para diabéticos;
- e o mais importante: possui uma quantidade significante de triptofano (um aminoácido que participa da produção da serotonina, uma substância capaz de promover sensação de bem-estar). Por isso, pode ser usado por pessoas ansiosas, contribuindo para a melhora do humor.
(Fonte: Carol Sessa, nutricionista, especialista em Nutrição Humana e Saúde e em Terapia Nutricional-Site Idmed/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário