Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ESTOQUE DE SONO?

Quem é que não deposita no fim de semana a chance de se recuperar de noites mal dormidas durante toda a semana? Seja por conta do trabalho, dos filhos ou para garantir a freqüência diária na academia, é bem comum quem tem poucas horas de sono todos os dias tirar o fim de semana para dormir até tarde e, eventualmente, tirar um cochilo depois do almoço. Pois saiba que a conta não é tão simples assim.
Um estudo feito no Boston's Brigham and Women's Hospital mostrou que os efeitos da falta de sono prolongada (uma semana, por exemplo) não somem após uma noite bem dormida apenas. “As pessoas pensam que existe um ‘banco de sono’, que se pode simplesmente compensar ou estocar e tudo bem, mas o corpo não funciona dessa forma”, diz Daniel Cohen, coordenador da pesquisa.
Durante o sono, ocorrem diversos processos metabólicos no organismo, como a liberação de GH, o hormônio do crescimento, responsável pela manutenção do tônus muscular e pelo desempenho físico, além da regulação térmica do cérebro, fundamental para o desempenho dos mecanismos de memória, por exemplo. Mas todos esses processos, segundo Cohen, acontecem num ciclo, regulado de acordo com o relógio biológico de 24 horas.
“Sabemos, por exemplo, que permanecer acordado por 24 horas seguidas causa no corpo o mesmo efeito de se ter no sangue uma dose de álcool acima da permitida por lei para dirigir”. A interrupção desse ciclo, segundo ele, causa efeitos não só a curto prazo, como falta de concentração, desatenção e irritabilidade, como a longo prazo, comprometendo o sistema imunológico, aumentando a tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e causando perda crônica da memória.
Outro estudo recente associou também a falta de sono com depressão em adolescentes, por levar a um estado de irritação tal que dificulta lidar com as dificuldades do dia-a-dia. Os médicos recomendam entre sete e nove horas de sono todas as noites.(Fonte: Mayra Stachuk-Bem viver-Marie Claire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário