Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

SE SEGURA, PEÃO!!

A emoção e a ansiedade, tão presentes durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, devem ser bem controladas pelos espectadores, especialmente por aqueles com histórico de doenças cardíacas.
O alerta é dado por cardiologistas, preocupados com a possibilidade de que a euforia das partidas desencadeie problemas no coração dos torcedores apaixonados.
A orientação tem como base números divulgados durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Pesquisa revelou aumento de 30% a 40% nos atendimentos em pronto-socorros a pacientes alemães com queixas cardiovasculares agudas. Os cardiologistas temem que o mesmo aconteça com os torcedores brasileiros neste ano.
Segundo o cardiologista Marcelo Paiva, do Hospital Nove de Julho, em situações de estresse ou de emoção, o corpo produz uma descarga de adrenalina que resulta no aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca. Se há obstrução ou estreitamento nas artérias e veias coronárias, pode ocorrer infarto ou derrame cerebral, como explica o cirurgião cardiovascular Januário Manoel de Souza, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Especialistas orientam que os torcedores evitem o consumo de substâncias como bebidas alcoólicas e frituras. "Estimulantes como cafeína e cocaína podem provocar aceleração do coração e levar a uma crise de arritmia", explica o cardiologista Nabil Ghorayeb, do Hospital do Coração (HCor).
As medidas devem ser tomadas desde os primeiros jogos da seleção brasileira na Copa, ainda que eles não prometam tanta euforia. Nisso, até os médicos concordam. "No começo, a Copa não deve causar muitas emoções. Ninguém está acreditando muito nesta seleção", opina o cardiologista do HCor.
(Fonte: Aline Mustafa-Diário de São Paulo/SIS.SAÚDE)

Um comentário:

  1. Viemos agradecer por saber que alem de ter lido o nosso comentario, respondeu a ele.
    Obs: Referente ao seu blog o que temos a dizer que com ele, recordamos de muitas coisas e o mais importante aumentamos o nosso conhecimento.
    Mais uma vez obrigada. E continue assim enriquecendo o conhecimento da "galera".

    ResponderExcluir