Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CALOR ou GELO?

Não existe uma única solução para todas as quedas, contusões, escorregões e tombos que podem acontecer durante um treino. Às vezes, é melhor aplicar calor na lesão, em outras, o remédio é gelo (e, em alguns casos, a combinação de ambos resolve o problema).
 "Para a maioria dos ferimentos sérios, o gelo controla a dor e a inflamação", afirma Charlie Rozanski, diretor atlético de medicina do esporte na Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA). "Mas há várias exceções." Aqui está nosso guia definitivo para tratar os maiores problemas dos membros inferiores.
Virilha, quadril e músculo posterior da coxa: gelo e, após dois dias, calor. Essas distensões são causadas pela ruptura das fibras musculares, e a resposta é uma inflamação imediata. O sangue pode estar jorrando nos tecidos e o gelo vai provocar a restrição dos vasos. O calor alivia o desconforto.
Joelho de corredor (condromalacia):gelo. Corra além de seu limite e a rótula do joelho vai ficar em atrito com o fêmur, provocando danos à cartilagem, inflamação e tendinite. Alivie a dor colocando gelo triturado.
Cãibra na panturrilha: gelo. O uso excessivo de panturrilha tensionada leva a contrações musculares. Embora a temperatura fria possa ser desconfortável no início, "o gelo previne a dor", afirma Rozanski. "Com calor, os músculos ficarão doloridos."
Dor na canela: gelo. Ele controla a dor. A sugestão é congelar água num copo de papel, depois retirar o copo e usar o bloco de gelo como um massageador. Passe pela região até ela ficar dormente.
Fasciite plantar: calor. Muita corrida pode romper o tecido que liga o osso do calcanhar à ponta do pé, impedindo a circulação. Muitas aplicações de calor podem reverter o quadro.
Tendinite- de-aquiles: calor. O enrijecimento do tendão-de-aquiles é um passo antes da inflamação. O calor vai relaxar a área e promover a recuperação, ao aumentar o fluxo de sangue nos tecidos. Ken Locker, treinador na Rede de Esportes do Hospital Presbiteriano de Dallas (EUA), sugere colocar uma toalha úmida e quente no tendão. (Fonte: revista Men's Health)

Nenhum comentário:

Postar um comentário