Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

ADEUS ÀS CARIES

A sonda dos dentistas poderá ser aposentada em breve. Um novo peptídeo (moléculas que dão origem às proteínas), misturado com um gel colocado próximo a uma cárie, faz com que as células dentro do dente se regenerem em um mês.
O estudo foi publicado no periódico ACS Nano, que publica mensalmente estudos sobre nanociência.
A técnica, que pode ser aplicada com um gel ou um filme flexível, poderia eliminar a necessidade de preencher cáries ou a perfuração na raiz dos canais de dentes infeccionados.
"A nova pesquisa pode proporcionar uma visita mais agradável aos dentistas", disse Nadia Benkirane-Jessel, cientista do Institut National de la Sante et de la Recherche Medicale, França, e co-autora do artigo.
Em vez de obturar o dente, basta uma pequena quantidade de gel ou uma tira de filme para fazer com que o dente infeccionado se recupere de dentro para fora.
A substância responsável pela recuperação dentária é um hormônio peptídeo denominado MSH. Em experimentos anteriores, publicados na Academia de Ciência americana, o hormônio já havia se mostrado eficiente no estímulo da regeneração óssea. A equipe francesa deduziu que, como os ossos e os dentes possuem similaridades, o MSH poderia ajudá-los a recuperar.
Para colocar em prática a teoria, os pesquisadores aplicaram o gel com MSH em cáries de ratos. Depois de um mês, elas desapareceram.
Bekirane-Jessel alerta que o MSH trata as cáries mas não ajuda na prevenção. "As pessoas ainda precisariam escovar os dentes e utilizar o fio-dental para impedir que elas aconteçam".
O tratamento de cáries sem obturação "teria suas vantagens", disse Hom-Lay Wang, um dentista da Universidade de Michigan. O procedimento tradicional pode destruir nervos e vasos sanguíneos dentro dos dentes, o tornando mais sensível e suscetível a fraturas.
Ainda não se tem previsão de quando o gel estaria pronto para chegar aos consultórios dos dentistas. (Fonte: veja.abril.com.br)

2 comentários:

  1. Parabéns seu artigo é muito interessante para os diabéticos.

    ResponderExcluir
  2. Cara Panda,
    Concordo plenamente com você, mas como me interessa muito, faço questão de deixar o registro: o texto não é meu, não!
    Estou fazendo parte da Associação Procopense de Controle do Diabetes e sinto que este tema deve ser bem discutido, não?
    A propósito, "bisbilhotei" o Panda&Poesia e a sua postagem de hoje também me interessou: tenho sua autorização para colocá-la neste meu blog?
    Aguardo notícias.
    Um abraço
    Joni

    ResponderExcluir